O professor Italo Pinto, do curso de Engenharia do UniFOA, liderou uma iniciativa que está transformando a forma como estudantes do ensino médio enxergam as ciências exatas e a sustentabilidade. A oficina de eletrônica básica, realizada no Ciep 291 Dom Martinho Schlude, em Pinheiral, trouxe conceitos práticos para jovens, combinando aprendizado técnico com soluções para cidades inteligentes.
A ideia nasceu no primeiro semestre de 2024, durante o módulo Desenvolvimento de Protótipos da Engenharia ABI. Nesse contexto, os acadêmicos foram desafiados a criar sistemas eletrônicos alinhados aos Indicadores para Cidades Inteligentes da ABNT. A partir do sucesso do projeto, surgiu a pergunta que moveu a iniciativa: como outras pessoas poderiam reproduzir essas tecnologias e contribuir para cidades mais sustentáveis?
Com esse objetivo, o projeto foi integrado ao Projeto Integrado à Sociedade, resultando na criação de uma cartilha prática e acessível. Essa cartilha foi testada e validada por estudantes do ensino médio, ao mesmo tempo em que se promovia o ensino de eletrônica básica e se fomentava o interesse pela Engenharia.
As oficinas abordaram temas variados por meio de projetos desenvolvidos pelos acadêmicos do UniFOA, como:
- Estação de Monitoramento de Ar;
- Lixeira Inteligente;
- Sistema de Irrigação Automático;
- Roda d’Água para Geração de Energia;
- Sistema de Aquaponia;
- Rastreador Solar.
Cada grupo de acadêmicos selecionou uma parte específica de seu projeto para ensinar aos jovens, como a medição de umidade do solo, acionamento de alarmes ou uso de sensores de nível. “Foi uma oportunidade de demonstrar como a física e a matemática podem ser aplicadas para resolver problemas reais”, destacou Italo.
Os estudantes do ensino médio receberam a iniciativa com entusiasmo, participando ativamente na montagem de circuitos e interagindo com os instrutores. Até mesmo aqueles que inicialmente demonstravam receio, temendo levar choques, foram encorajados a participar e acabaram se envolvendo de forma plena.
“Foi muito positivo ver o interesse deles e perceber como atividades práticas conseguem engajar os jovens e despertar o interesse pelas áreas de exatas”, afirmou Italo.
Além de promover aprendizado técnico, a oficina gerou impacto em múltiplas frentes. Para os jovens, foi uma oportunidade de experimentar a eletrônica aplicada e de enxergar seu potencial para transformar realidades. Para os acadêmicos, foi uma experiência enriquecedora, pois puderam compartilhar seus conhecimentos e perceber como projetos voltados à sustentabilidade podem contribuir para diferentes áreas do conhecimento.
“Essa experiência mostrou que, além de ensinar eletrônica, estamos ajudando a formar cidadãos conscientes sobre os desafios da sustentabilidade e o papel das engenharias na construção de um futuro melhor,” concluiu o professor Italo.
A iniciativa reforça o compromisso do UniFOA com o desenvolvimento social e educacional, aproximando a academia das comunidades e inspirando jovens a seguirem carreiras nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.