Oficina de Eletrônica Básica une UniFOA e Ensino Médio em projeto de inovação e sustentabilidade

ensino médio

O professor Italo Pinto, do curso de Engenharia do UniFOA, liderou uma iniciativa que está transformando a forma como estudantes do ensino médio enxergam as ciências exatas e a sustentabilidade. A oficina de eletrônica básica, realizada no Ciep 291 Dom Martinho Schlude, em Pinheiral, trouxe conceitos práticos para jovens, combinando aprendizado técnico com soluções para cidades inteligentes.

A ideia nasceu no primeiro semestre de 2024, durante o módulo Desenvolvimento de Protótipos da Engenharia ABI. Nesse contexto, os acadêmicos foram desafiados a criar sistemas eletrônicos alinhados aos Indicadores para Cidades Inteligentes da ABNT. A partir do sucesso do projeto, surgiu a pergunta que moveu a iniciativa: como outras pessoas poderiam reproduzir essas tecnologias e contribuir para cidades mais sustentáveis?

Com esse objetivo, o projeto foi integrado ao Projeto Integrado à Sociedade, resultando na criação de uma cartilha prática e acessível. Essa cartilha foi testada e validada por estudantes do ensino médio, ao mesmo tempo em que se promovia o ensino de eletrônica básica e se fomentava o interesse pela Engenharia.

As oficinas abordaram temas variados por meio de projetos desenvolvidos pelos acadêmicos do UniFOA, como:

  • Estação de Monitoramento de Ar;
  • Lixeira Inteligente;
  • Sistema de Irrigação Automático;
  • Roda d’Água para Geração de Energia;
  • Sistema de Aquaponia;
  • Rastreador Solar.

Cada grupo de acadêmicos selecionou uma parte específica de seu projeto para ensinar aos jovens, como a medição de umidade do solo, acionamento de alarmes ou uso de sensores de nível. “Foi uma oportunidade de demonstrar como a física e a matemática podem ser aplicadas para resolver problemas reais”, destacou Italo.

Os estudantes do ensino médio receberam a iniciativa com entusiasmo, participando ativamente na montagem de circuitos e interagindo com os instrutores. Até mesmo aqueles que inicialmente demonstravam receio, temendo levar choques, foram encorajados a participar e acabaram se envolvendo de forma plena.

“Foi muito positivo ver o interesse deles e perceber como atividades práticas conseguem engajar os jovens e despertar o interesse pelas áreas de exatas”, afirmou Italo.

Além de promover aprendizado técnico, a oficina gerou impacto em múltiplas frentes. Para os jovens, foi uma oportunidade de experimentar a eletrônica aplicada e de enxergar seu potencial para transformar realidades. Para os acadêmicos, foi uma experiência enriquecedora, pois puderam compartilhar seus conhecimentos e perceber como projetos voltados à sustentabilidade podem contribuir para diferentes áreas do conhecimento.

“Essa experiência mostrou que, além de ensinar eletrônica, estamos ajudando a formar cidadãos conscientes sobre os desafios da sustentabilidade e o papel das engenharias na construção de um futuro melhor,” concluiu o professor Italo.

A iniciativa reforça o compromisso do UniFOA com o desenvolvimento social e educacional, aproximando a academia das comunidades e inspirando jovens a seguirem carreiras nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas