Uma história marcada por desafios, superação e um acolhimento transformador. Assim pode ser definida a trajetória de Geuffer Júnior Oliveira, paciente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA) que recebeu uma prótese, devolvendo-lhe dignidade, mobilidade e qualidade de vida. Com o suporte da FOA, da equipe de fisioterapia, odontologia e outros setores, Geuffer encontrou uma rede de cuidados que vai além da saúde física, abrangendo também acolhimento emocional e social.
A conversa para oferecer suporte a Geuffer começou com a iniciativa do deputado estadual Munir Neto, que, ao saber do acidente sofrido por ele em Angra dos Reis, mobilizou esforços junto ao presidente da FOA, Eduardo Prado. Segundo Geuffer, ambos foram fundamentais para que ele pudesse recuperar sua qualidade de vida:
“Desde que soube do meu acidente, o deputado Munir Neto tem se empenhado muito em me ajudar. E, em parceria com o Eduardo Prado, que foi meu professor e hoje é um grande amigo, ambos têm trabalhado incansavelmente para restabelecer minha dignidade.”
Ao falar sobre o apoio recebido da FOA, Geuffer revela um misto de emoções:
“Passa um filme na cabeça. Eduardo Prado foi meu professor na faculdade, e sempre admirei sua disciplina e forma de ensinar. Hoje, nossa relação se solidificou em uma amizade para a vida toda. Ter a FOA me proporcionando essa transformação é muito gratificante. Tenho enorme orgulho e gratidão por tudo que a instituição faz pela população de Volta Redonda.”
A prótese ressignificou a vida de Geuffer, permitindo que ele retomasse sua independência:
“Voltei a viver com dignidade, com mobilidade e autoestima. Claro, a vida agora é cheia de novos desafios, mas isso só me motiva a ser melhor todos os dias. Como sempre digo: ‘O que te limita é sua mente, a vida só lhe dá obstáculos.’ “
O suporte da FOA vai além da entrega da prótese. Geuffer recebe acompanhamento fisioterapêutico no campus Olezio Galotti, em Três Poços, tratamento odontológico, além de cuidados especializados no Hospital São João Batista, em parceria com a equipe de Estomoterapia. Ele ressalta a excelência do atendimento:
“Desde o início do tratamento, fui acolhido com muito carinho e comprometimento. Cada profissional me fez sentir como parte da família FOA. Esse suporte impactou minha vida de forma grandiosa, permitindo que eu tivesse qualidade de vida total.”
Como egresso da instituição, Geuffer sempre ouviu falar sobre o compromisso da FOA com a comunidade, mas agora, sendo diretamente beneficiado, vive essa realidade de forma plena:
“É uma satisfação enorme saber que, independentemente da sua situação financeira, você pode contar com um tratamento digno e capacitado. A FOA é um orgulho para mim e para toda a cidade.”
Refletindo sobre a vida após a recuperação, Geuffer compartilha uma visão inspiradora:
“Muitos buscam felicidade e prosperidade sem dar valor ao que realmente importa: saúde, tempo e conexões. Minha maior ambição é viver com dignidade e aproveitar a vida ao lado de quem amo. Felicidade não é apenas estar vivo, é viver plenamente.”
A relação entre a FOA e a cidade de Volta Redonda é marcada pelo compromisso com a comunidade, como destaca o prefeito Antônio Francisco Neto:
“A FOA sempre esteve próxima da população de Volta Redonda, mas tivemos um marco divisório nesta relação a partir da pandemia. No momento em que nossa cidade mais precisava, a FOA ajudou a pegar nossa população literalmente no colo. De lá para cá, essa relação só fez ficar mais firme e bonita. Hoje somos indissociáveis.”
O deputado estadual Munir Neto reforça a importância da parceria com a FOA:
“A FOA tem sido uma grande parceira de Volta Redonda, com projetos que transformam vidas nas áreas de saúde, educação, social e esporte. Só temos a agradecer ao Eduardo Prado e a toda equipe da FOA.”
Já o presidente da FOA, Eduardo Prado, destaca o compromisso da instituição:
“É uma honra poder contribuir para o bem-estar do Geuffer. Essa é a missão da FOA: transformar vidas por meio de ações que integram saúde, educação e inclusão, sempre com excelência e dedicação.”
A história de Geuffer Júnior Oliveira é um exemplo vivo do impacto positivo que parcerias, acolhimento e dedicação podem trazer para a vida das pessoas. Um testemunho de superação que reforça o papel essencial da FOA em promover saúde, dignidade e transformação social.