Com o objetivo de enfrentar a complexa problemática do trabalho infantil de forma intersetorial e interdisciplinar, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou uma ação extensionista com tema “Interlocução entre Famílias, Serviços e Territórios no Enfrentamento do Trabalho Infantil” que fortalecem os serviços de proteção básica e especial. Por meio do Projeto Protegendo a Infância e Adolescência, estudantes, professores e profissionais uniram esforços para transformar a realidade de crianças, adolescentes e suas famílias.
O redesenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) foi fundamental para reordenar a oferta de serviços socioeducativos, potencializando o atendimento nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e articulando-o com o Serviço de Atenção Integral às Famílias (PAIF) e o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). A iniciativa promoveu ações lúdicas, sistemáticas e planejadas, visando prevenir situações de risco social e fortalecer vínculos familiares e comunitários.
A Secretária de Assistência Social de Volta Redonda, Rosane Marques, a Branca, destacou a relevância da parceria para as famílias atendidas:
“É muito importante para nós, que é um trabalho de enfrentamento à questão do trabalho infantil. Em parceria com o UniFOA, através do curso de Serviço Social e das ações extensionistas, conseguimos reunir professoras e alunas para atuar diretamente com as famílias”.
Ainda segundo Branca, essas ações ajudam as famílias a refletirem sobre suas condições de vida e a reconstruírem sua trajetória com mais qualidade e respeito.
“É um trabalho essencial para prevenir e enfrentar o trabalho infantil, fortalecendo a proteção básica e especial, e esperamos dar continuidade a essas iniciativas no próximo ano”, finalizou
Para a Pró-Reitora de Extensão do UniFOA, Ana Carolina Callegario, as ações extensionistas ampliam o impacto social da instituição:
“Essas ações representam a personificação do acesso da comunidade ao que há de melhor dentro de uma instituição de ensino superior. Em parceria com o poder público, conseguimos amplificar esses benefícios, proporcionando um impacto ainda maior na vida das pessoas.”
Além do impacto social, o projeto também gera benefícios diretos para os estudantes do UniFOA. Ana Carolina destaca a relevância dessa experiência para a formação acadêmica:
“Os estudantes têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em atividades práticas, compreendendo a realidade da comunidade e suas necessidades. Isso os torna não apenas profissionais de excelência, mas também mais humanizados e comprometidos com a sociedade.”
Segundo a professora do curso de Serviço Social, Daniele Do Val, a iniciativa surgiu de uma demanda da SMAS para apoio técnico no enfrentamento do trabalho infantil. A proposta foi desenvolvida em conjunto com a Secretaria, com foco no fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes.
“O desafio inicial foi ressignificar a compreensão do trabalho infantil junto às famílias atendidas. Trabalhamos para aproximá-las dos serviços oferecidos e dinamizamos atividades nos CRAS Padre Josimo, Santa Cruz e Três Poços, além do CREAS que já desenvolve esse trabalho. Essa parceria permitiu que reavaliássemos metodologias e contribuíssemos diretamente com a política pública,” explica Daniele.
Os estudantes participantes foram alocados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para monitoramento semanal das atividades e participaram mensalmente de grupos temáticos de famílias nos Centros de Referência Especializado (CREAS). Eles também atuaram como mediadores no alinhamento do processo de acompanhamento das famílias.
A assistida Simone da Conceição expressou sua gratidão pela iniciativa:
“Para mim, esse projeto foi uma coisa boa. Eu só tenho a agradecer a todos os envolvidos.”
Além de atender a uma demanda social urgente, o projeto é uma importante estratégia para integrar a academia à comunidade. A professora Daniele Do Val reforça o papel da parceria:
“Essa colaboração entre instituições públicas e de ensino traz um senso de responsabilidade social e de troca de experiências. Além de formar nossos alunos, conseguimos contribuir diretamente com a execução e o aprimoramento das políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes.”
Com supervisão acadêmica e encontros regulares de planejamento, o projeto não apenas fortalece os serviços de assistência social, mas também abre portas para novas pesquisas de iniciação científica, motivando a produção de conhecimento e inovação no campo da proteção social.
Ao aproximar o UniFOA da comunidade, o Projeto Protegendo a Infância e Adolescência reafirma o compromisso da instituição com a promoção de direitos e com a formação de profissionais humanizados e preparados para enfrentar os desafios sociais.