Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda exploram práticas reais de branding 

branding

No intuito de fortalecer a aplicação prática dos conceitos de marketing e branding, os alunos do 5º período do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) visitaram o departamento de Marketing e Jornalismo da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), no campus Olezio Galotti, onde tiveram a oportunidade de conhecer de perto as estratégias de branding e marketing aplicadas no Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA) um dos maiores e mais complexos da região. 

A iniciativa, promovida pela disciplina de Criação em Mídia, sob a orientação do professor Leonardo Canavez, mostrou aos estudantes um desafio real: compreender as estratégias de comunicação para um cliente interno com alto grau de complexidade, como o hospital. 

“Queríamos proporcionar aos alunos uma experiência real, onde pudessem entender as demandas e especificidades de um cliente interno tão relevante quanto o H.FOA”, comenta Canavez. Segundo o professor, o trabalho com um cliente interno oferece um ambiente ideal para que os estudantes conheçam e respeitem toda a estrutura e os elementos de branding já estabelecidos. “Conversamos com o Alexis Aragão e com a professora Ana Carolina Callegario, pró-reitora de extensão, que demonstrou interesse em aproximar os alunos desses projetos institucionais”, explica. 

Durante a atividade, os alunos puderam entender a identidade visual, os conceitos de branding e o propósito da marca do H.FOA, com o supervisor de marketing e jornalismo da FOA, Alexis Aragão, que trouxe detalhes técnicos de tipologia, cores e conceitos de comunicação. “Eles perceberam que cada detalhe foi pensado para transmitir a essência da instituição de forma alinhada e eficaz, seja para o público interno ou externo. A experiência deu uma nova dimensão para o trabalho, que vai além de um logotipo ou peça visual”, destaca Canavez. 

Alexis Aragão, reforçou a importância da atividade para a formação dos estudantes. “Ao apresentarmos o trabalho já realizado, não só compartilhamos nossas estratégias, mas também oferecemos um espaço de troca para que os estudantes entendessem o desafio de construir uma imagem confiável e acolhedora para um hospital, especialmente em um setor que lida com a saúde e a vida das pessoas”, conta. Alexis ainda ressalta que a troca de ideias entre alunos e profissionais foi enriquecedora, fortalecendo o compromisso da FOA/UniFOA com a educação prática e atualizada. 

Para a disciplina, a integração dos alunos com o setor de marketing ampliou a percepção deles sobre os bastidores do trabalho publicitário, ressaltando a importância de entender o cliente em profundidade. 

Esse tipo de experiência, onde os acadêmicos podem vivenciar diretamente os conhecimentos em um projeto com cliente real, fortalece o aprendizado prático e enriquece a formação dos futuros profissionais de publicidade e propaganda. 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas