O primeiro Demoday promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul Fluminense foi um marco para o ecossistema de inovação local. Realizado em parceria com o Sebrae e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barra Mansa, o evento teve como objetivo principal oferecer uma vitrine para a apresentação de projetos de startups da região, promovendo o desenvolvimento econômico e tecnológico.
O evento reuniu startups em diferentes estágios de maturidade – desde protótipos até negócios já em operação. Cada participante trouxe suas próprias metas, variando entre busca por patrocinadores, investidores, espaços para testes, parcerias e soluções tecnológicas. Durante a programação, os empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias para um grupo diversificado de convidados, ampliando a visibilidade de suas soluções.
Após as apresentações, o Demoday proporcionou um momento de networking, essencial para a troca de ideias e construção de possíveis parcerias e negócios. Rafael Lima professor da Escola de Gestão e Negócios e mentor de inovação e empreendedorismo do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) no Vírgula Hub, destacou a importância desse tipo de interação:
“É uma oportunidade de aprender e de conhecer propostas e soluções que atendam às necessidades da região, indo ao encontro dos objetivos estratégicos aos quais somos apoiadores.”
Uma banca avaliadora, teve a tarefa de questionar, compreender e oferecer sugestões sobre as propostas apresentadas. Rafael Lima, convidado para integrar a banca como representante do Vírgula Hub, comentou sobre o papel dos avaliadores:
“A participação na banca é uma forma de ajudar a compreender os desafios e os objetivos de cada negócio, emitindo pareceres e feedbacks que podem ser fundamentais para o desenvolvimento dessas startups.”
O Demoday mostrou que a troca de experiências e o apoio mútuo são essenciais para fortalecer a comunidade empreendedora e abrir novos caminhos para o crescimento econômico da região.