O III Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares (CBCSM), promovido pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), teve como tema central “O Combate à Desinformação.” O evento, de abrangência nacional, reuniu estudantes, profissionais e pesquisadores para debater a ciência e compartilhar conhecimentos que promovem um combate ativo à disseminação de informações falsas. Com uma programação que incluiu palestras, workshops e oficinas, o evento proporcionou a publicação dos trabalhos nos anais do congresso com DOI, conferindo reconhecimento e enriquecendo a formação dos participantes.
A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação do UniFOA, Ana Carolina Dornelas, comentou sobre a escolha do tema: “Percebemos prejuízos nas mais diferentes áreas do conhecimento, provocados pela disseminação de informações falsas, especialmente nas redes sociais. Precisamos combater isso, levar informação segura e ajudar na formação de cidadãos conscientes, questionadores e bem-informados.”
Além de fomentar discussões essenciais para o combate à desinformação, o CBCSM ofereceu uma oportunidade única para estudantes de todos os níveis de formação acadêmica, de submeter e apresentar seus trabalhos de Iniciação Científica, entre outros estudos acadêmicos. A edição deste ano teve 2.100 participantes, tendo aprovados 234 dos 317 submetidos.
Ana Carolina Dornelas destacou o impacto do congresso na comunidade acadêmica: “O Congresso possibilita a troca de informações e favorece a solução de problemas da sociedade. Essa interprofissionalidade agrega muito à formação, permitindo uma visão ampla e colaborativa no mundo do trabalho.”
Com o formato híbrido, o evento facilitou a participação de pessoas de todas as regiões do Brasil e até do exterior, promovendo um intercâmbio de ideias em grande escala. A programação incluiu atividades presenciais e online, com palestras transmitidas pelo Teams e YouTube, apresentações orais pelo Microsoft Teams e pôsteres exibidos na rede social X (antigo Twitter). Esta integração de plataformas e formatos visa maximizar a acessibilidade e a visibilidade dos trabalhos apresentados.
Ana Carolina reforçou o valor da programação plural e acessível: “Nosso evento é multidisciplinar e busca derrubar as barreiras entre as áreas do conhecimento, permitindo que pensemos juntos sobre problemas diversos. O formato híbrido facilita a participação e aumenta as contribuições.”
O CBCSM 2024 não apenas proporcionou um espaço para a difusão científica, mas também incentivou uma visão ampla e crítica da ciência e suas aplicações. A pró-reitora expressou o sentimento de realização ao ver a interação entre os participantes: “É muito gratificante ver o aproveitamento dos participantes e como isso pode ser frutífero na vida acadêmica e profissional de cada um.”
Integração com o 10º Encontro de Extensão
Este ano, o evento contou com uma importante novidade: a integração com o 10º Encontro de Extensão.
Ana Carolina Callegario, Pró-reitora de Extensão do UniFOA, enfatizou a importância dessa junção: “O ponto mais importante da junção é o desenvolvimento conjunto de ensino, pesquisa e extensão. Essa união traz as duas temáticas para o conhecimento da comunidade acadêmica, e permite que os projetos de extensão sejam publicados como relatos de experiência ou artigos, completando a formação dos estudantes de forma ampla e comportamental, além de fortalecer a divulgação científica.”
Programa de Educação Empreendedora e Empregabilidade
Outro destaque do congresso foi o programa de educação empreendedora e empregabilidade, em parceria com o Sebrae. Através de uma palestra ministrada por Renata Alarcão sobre Comunicação Eficaz, o UniFOA reforça a importância das competências comportamentais. “O mercado exige profissionais proativos, que enxerguem soluções. E essas características empreendedoras, trabalhadas em parceria com o Sebrae, são fundamentais na formação de um profissional completo”, disse a Pró-reitora Ana Carolina Callegario, ao ressaltar a relevância de preparar os alunos para o mercado de trabalho com uma abordagem que vá além das competências técnicas.
Pet-Saúde e a Formação para o SUS
Outro ponto alto do congresso foi a participação do Programa Pet-Saúde, que apresentou diversos trabalhos que realizam em parceria com as Secretarias de Saúde de Volta Redonda e Pinheiral. Segundo Alden dos Santos, representante do Pet-Saúde, “a aprovação de vários trabalhos neste congresso mostra a relevância que o programa possui para a formação de alunos comprometidos com as grandes temáticas do SUS e com a produção científica.” Com dez anos de atuação, o Pet-Saúde reforça a importância do ensino, pesquisa e extensão integrados na formação de novos profissionais de saúde comprometidos com o SUS e com a comunidade.
Este congresso já é um marco no calendário acadêmico do UniFOA e visa consolidar-se como o maior evento científico do sul do estado do Rio de Janeiro, refletindo o compromisso da instituição com a educação, o desenvolvimento científico e a formação de uma sociedade mais informada e questionadora.