Criança Segura: Primeiros Socorros Pediátricos

criança segura

Situações de Urgência e Emergência com lactantes (até o primeiro ano de vida) e crianças (até os primeiros sinais de puberdade) exigem atenção rápida e eficiente. As chamadas “Emergências Pediátricas” englobam um conjunto de condições que frequentemente colocam em risco a vida de inúmeras crianças. Entre as ocorrências mais comuns está o engasgo, que pode acontecer em diversas fases da vida, mas os casos mais frequentes ocorrem em crianças até os 3 anos de idade, sendo considerado uma das principais causas de mortalidade infantil no Brasil. 

Com o intuito de contribuir para a diminuição de acidentes domésticos, estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) tiveram a iniciativa de desenvolver o projeto “Criança Segura”, visando promover saúde de forma objetiva e prática, para que pais e responsáveis aprendam a prestar os primeiros socorros essenciais em casos de emergência. 

A idealização do projeto surgiu após uma aula sobre acidentes domésticos, quando duas alunas notaram a importância de levar informações à população sobre como agir em casos de emergência e quais ferramentas são necessárias para os primeiros socorros. 

De acordo com o professor Rodolfo Silva, “os alunos notaram a falta de conhecimento da comunidade externa para lidar com situações de risco, como o engasgo. A literatura aponta que o engasgo é a principal causa de morte de crianças até um ano de idade, e a falta de conhecimento sobre o que fazer em caso de engasgo gerou o desejo de criar esse projeto de extensão. 

O projeto foi criado em 2021 com o objetivo de disseminar informações sobre segurança infantil e prevenção de acidentes. O “Criança Segura” já alcançou mais de 350 pessoas. Além disso, foram realizadas atividades em escolas e creches municipais da região, visando capacitar os funcionários dessas instituições em primeiros socorros. 

“As atividades que realizamos têm um grande impacto na comunidade. A educação em saúde é a base do nosso projeto. Os acidentes envolvendo crianças ocorrem principalmente em casa, por isso é necessário fornecer aos responsáveis informações de qualidade para que saibam como agir e se preparar para prevenir esses acidentes”, destacou a aluna Helena Medeiros, uma das idealizadoras do projeto. 

Além de promover treinamento à comunidade, o projeto Criança Segura também busca fornecer capacitação prática aos alunos, para que adquiram conhecimentos fundamentais para a formação de médicos e, ainda, fomentar a aproximação dos estudantes com a população que utiliza a policlínica de Três Poços. 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas