Em um mundo que a inovação tecnológica avança a passos largos, é essencial que o setor educacional não apenas se mantenha por dentro dessa evolução, mas também prepare acadêmicos e docentes para assumirem papéis de liderança e inovação, pensando fora da caixa. Debates sobre novas tecnologias em alta, como a inteligência artificial (IA), devem ser promovidos para expandir a base de conhecimento dos estudantes, enquanto simultaneamente fortalecem sua consciência sobre as implicações éticas e sociais da tecnologia no mundo moderno.
Motivados por evolução alinhada à inovação, os integrantes do Laboratório Centro de Sistema e Espaço (Lab. CEU) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) organizaram o projeto intitulado “Fora da Caixa”, seminário on-line realizado no último sábado (28) que reuniu acadêmicos dos cursos de Engenharia, Mestrado Profissional em Materiais (Memat) e especialistas da área. O propósito da iniciativa visava desenvolver tanto competências técnicas quanto habilidades críticas essenciais para futuros profissionais e pesquisadores nas áreas de engenharia e tecnologia.
O Fora da Caixa buscou potencializar o engajamento em um ambiente de aprendizado dinâmico e interdisciplinar, no intuito de aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre temas atuais e inovadores, como a Inteligência Artificial (IA) aplicada aos setores espacial e industrial, o desenvolvimento de veículos autônomos e as técnicas de sensoriamento remoto para análise territorial. Adicionalmente, o evento buscou fomentar habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe, que foram ainda mais fortalecidas por meio da participação ativa dos alunos durante as apresentações e na roda de conversa sobre a carreira profissional:
“O evento Fora da Caixa, atendeu todas as nossas expectativas com apresentações de projetos um tanto fora da curva. Como estudante, esse tipo de evento ou palestra tem sido muito importante, porque tem estimulado cada vez mais a nossa vontade de se desenvolver. Eles nos aproximam de uma realidade que até então consideramos distante. Esses projetos são verdadeiros divisores de água, pois por meio de uma palestra similar que pude de fato escolher a área de atuação dentro da engenharia”, declarou Thalisson Wendel, do 4º período da Engenharia ABI, sobre os frutos colhidos pelo Fora da Caixa.
SURGIMENTO DO FORA DA CAIXA
O Fora da Caixa foi uma iniciativa criada pelos professores Italo Pinto Ferreira e Ana Claudia de Almeida, oriundo de uma ideia de grupo de pesquisa de Italo, o Lab. CEU do UniFOA. Para criar esse grupo, Italo convocou seus orientados de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Iniciação Científica (IC) dos cursos de Engenharia e Mestrado da instituição.
Um dos projetos que foram discutidos pelos integrantes do grupo foi justamente o Fora da Caixa, pensado como um ambiente de aprendizado integrativo por meio das apresentações de projetos e pesquisas que têm sido elaborados pelo Lab. CEU. A execução do seminário foi certeira para o aprofundamento de estudos em Sistemas, como siderúrgico e automotivo, e do Espaço, tal qual pesquisas relacionadas à satélites especiais.
Segundo o professor, a idealização desse evento e, sobretudo, do grupo de pesquisa oportuniza um leque de aprendizados aos alunos, justamente pela possibilidade de integrar uma gama de conhecimentos da engenharia em um único projeto:
“Acredito que essa seja a graça do Fora da Caixa, de poder pensar em projetos para uma área de pesquisa, mas simultaneamente utilizar conceitos e recursos de diversos campos da engenharia. Esse tipo de proposta ajuda os acadêmicos a ampliarem seus leques de conhecimento, contribuindo para uma formação integral”, pontuou Italo, que completou reforçando seu propósito em planejar a criação do Lab. Ceu, projeto ‘mãe’ do Fora da Caixa:
“Quando comecei a trabalhar como professor no UniFOA, gostaria de continuar aprofundando meus conhecimentos em pesquisas, sobretudo. Por isso, trouxe os conhecimentos da minha área de especialização, sistemas aéreos e espaciais, e pensei em um grupo de pesquisa que eu pudesse falar da minha especialidade integrando às tantas outras no âmbito da engenharia, como sistemas siderúrgicos e automotivos”.
A proposta do evento também serviu como uma vitrine, ainda, para os estudantes que, em um seminário aberto para diversos profissionais do campo da engenharia, puderam mostrar o grande potencial que cada um deles possui e como têm se desenvolvido, uma ocasião perfeita para se mostrarem preparados para explorar o mercado de trabalho, aumentando as chances de empregabilidade.
Além disso, o Fora da Caixa foi uma boa oportunidade para os alunos colocarem em prática suas habilidades de expressão, comunicação de resultados e apresentação de projetos científicos em uma linguagem objetiva.
O Fora da Caixa tem parceria com os professores Aloano Regio de Almeida Pereira e Janaina da Costa Pereira Torres de Oliveira.
Ao oferecer aos estudantes uma plataforma para a exposição de seus trabalhos, o debate sobre novas ideias e a oportunidade de aprender diretamente com especialistas, o Fora da Caixa não só complementou a formação acadêmica, como também preparou os acadêmicos para contribuições significativas e relevantes no futuro profissional.