COBENGE 2024: Estudantes de Engenharia aprofundam conhecimentos em Congresso

cobenge

O curso de Engenharia ABI do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) se destacou mais uma vez no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Ao todo, oito artigos foram apresentados por estudantes e professores durante a última semana, na segunda participação consecutiva do curso no congresso, reflexo da determinação e incentivo de docentes e discentes em aprofundarem ainda mais os seus conhecimentos.

Em sua 52º edição, o COBENGE 2024 reuniu gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à educação em engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes motivados em promover a melhoria da formação e o desenvolvimento da engenharia nacional. O curso de Engenharia do UniFOA também participou da última edição, na qual teve destaque na apresentação de um estudo com abordagem de aprendizagem. O evento, que foi organizado em Vitória (ES), trouxe insights esclarecedores para cada participante, além de uma experiência única para vida pessoal e profissional daqueles que tiveram a primeira chance de comparecer ao evento.

Apesar do curso participar pelo 2º ano seguido, muitos dos alunos que viajaram até a capital capixaba ainda não tinham sequer vivenciado a experiência de um congresso reconhecido nacionalmente. Foi o caso de Magno Martinho, discente do 4º período, selecionado pelo artigo “Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma solução para o problema do agregado siderúrgico por meio de placas ecológicas estruturais”.

Segundo Magno, o congresso oportunizou que ele entrasse em contato com uma gama de conhecimentos que ele desconhecia até então. Além disso, ele destacou sua grande motivação de comparecer ao COBENGE, que era de conhecer diferentes profissionais de diversas áreas, sendo uma chance única para realizar um networking e ampliar seus horizontes de aprendizado:

“Como minha primeira experiência em congressos eu gostei bastante, pois muitos tópicos interessantes foram abordados e como estudante foi uma aventura acadêmica emocionante. Fazer parte de eventos assim é importante para que eu me mantenha engajado na área em que estudo e desejo me formar. Além de tudo foi uma experiência e tanto compartilhar esses momentos com meus colegas de projeto e professores que nos auxiliaram”, completou Magno, ao valorizar o empenho de seus colegas e docentes que desenvolveram os projetos apresentados no congresso.

A participação dos docentes e acadêmicos do curso de Engenharia em mais um congresso nacional destaca o comprometimento do UniFOA em proporcionar uma formação completa aos seus estudantes. Ao integrar a teoria e a prática profissional, o curso não só potencializa o aprendizado discente, como evidencia o compromisso dos professores em se manterem atualizados sobre as novas tendências profissionais da área:

“O congresso nos proporcionou vários insights positivos. Houve um grande interesse da plateia em saber como conseguimos conduzir os módulos, considerando um projeto com interseção de vários conteúdos. Acharam interessante que o projeto sempre tem algo desafiador, até ‘questionando’ sobre o perfil dos nossos estudantes, por acharem os projetos muito grandes, enfatizando a dedicação deles na elaboração”, declarou Italo Pinto Rodrigues, um dos professores do curso que acompanharam os estudantes no COBENGE.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas