Liga Acadêmica de Enfermagem realiza aula prática sobre a Lei Lucas e Manobra de Heimlich 

liga academica

A Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Mulher e da Criança (Lasmc) do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) participou de uma aula enriquecedora ministrada pela professora e orientadora Márcia Bastos. O encontro abordou dois temas de extrema relevância: a Lei Lucas e a Manobra de Heimlich, proporcionando aos acadêmicos a oportunidade de expandir seus conhecimentos e discutir a importância dessas práticas, tanto para profissionais da saúde quanto para a sociedade em geral. 

Durante a aula, os estudantes tiveram a chance de entender a origem e o propósito da Lei Lucas, que visa obrigar escolas e espaços públicos a oferecer treinamento em primeiros socorros a seus funcionários, além de debaterem sua aplicabilidade e relevância na rotina de profissionais de saúde, educadores e demais cidadãos. 

A professora Márcia Bastos destacou a importância da palestra para a formação dos acadêmicos. “A experiência foi extremamente enriquecedora, tanto pela troca de conhecimento com os membros da Liga Acadêmica quanto pela oportunidade de contribuir para a formação de futuros profissionais da área de saúde. A palestra não só ampliou a compreensão dos participantes sobre a importância das intervenções emergenciais, como também reforçou o compromisso que devemos ter em promover a segurança e o bem-estar da população em geral. Compartilhar essas informações pode impactar diretamente no cuidado com a saúde, principalmente de recém-nascidos e crianças, onde foi o foco dessa aula”, afirmou Márcia. 

A presidente da Liga Acadêmica, Bárbara Britto, também reforçou a importância da educação em saúde para a formação dos futuros enfermeiros. “Essa aula nos torna cientes de que estamos nos formando para praticar sempre a educação em saúde. Nós, como enfermeiros, somos responsáveis por transmitir à população o que deve ser feito, pois não sabemos em qual momento uma criança ou adulto precisará dos primeiros socorros”, explicou Bárbara. Para os alunos que ainda estão no início do curso e não tiveram a disciplina formal sobre essas práticas, a aula foi uma oportunidade valiosa de aprendizado. 

Lohanne Silva, diretora científica da Lasmc, ressaltou a alegria em poder oportunizar momentos de aprendizagem como esse para a formação dos acadêmicos. “É muito gratificante para nós, da diretoria da Lasmc, proporcionar esses momentos de imersão à prática de manobras que são de extrema importância, não só para nós, acadêmicos de enfermagem, mas para toda a população. A troca de experiências e vivências entre os alunos fortalece ainda mais o aprendizado, e ficamos extremamente felizes em ver o engajamento deles em se tornarem profissionais capacitados.” 

A Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Mulher e da Criança cumpre um papel fundamental na disseminação de conhecimento e na promoção de práticas além da sala de aula, preparando os futuros profissionais para atuarem de forma segura e eficiente em situações emergenciais. 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas