Curso de Nutrição inaugura laboratório inovador

laboratório

Desenvolver novas estruturas para o ensino de estudantes é essencial para adaptar a educação às transformações tecnológicas e sociais do século 21. Essas inovações promovem uma aprendizagem mais dinâmica e personalizada, permitindo que os alunos se envolvam de maneira ativa e significativa no processo educacional.

Pautado nesse ponto de vista, o curso de Nutrição do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) inaugurou o seu mais novo laboratório de práticas acadêmicas e profissionais, no prédio 2 do campus Olezio Galotti, em Três Poços. A nova estrutura para ensino e atividades dos estudantes do curso representa um marco para o corpo docente, acadêmicos e UniFOA, que continua avançando em inovação para formação de profissionais de excelência na região sul fluminense.

O lançamento do laboratório surge como resultado de uma parceria de longa data com a AvaNutri, maior fabricante nacional de equipamentos de avaliação nutricional esportiva, sendo respeitada no campo da nutrição em todo o Brasil. Professores e o coordenador de Nutrição do UniFOA, Alden Neves, propuseram a união das duas instituições para a criação da estrutura em um modelo que prometia transformar o aprendizado dos discentes, ideia que foi muito bem recebida pelos principais representantes da AvaNutri.

Eles abraçaram o projeto e fortaleceram a parceria com o curso, que é de longa data. A empresa já fornece acesso gratuito a softwares de cálculo de dieta e avaliação nutricional, recursos que são usados frequentemente durante as aulas para maximizarem o aprendizado dos estudantes.

Para tornar a idealização do novo laboratório realidade, a AvaNutri desenvolveu e forneceu equipamentos de última geração de avaliação nutricional ao UniFOA. Dentre todos as tecnologias recebidas, vale destacar as quatro balanças de bioimpedância octapolar, o mais novo lançamento da empresa.

A inauguração do novo laboratório do curso de Nutrição evidencia que a Fundação Oswaldo Aranha (FOA), o UniFOA e a AvaNutri consolidam o compromisso com a qualidade e a formação de profissionais de excelência mais uma vez, ao disponibilizar o que há de melhor no mercado no âmbito da avaliação nutricional. A nova estrutura permitirá que os alunos desenvolvam habilidades práticas essenciais para a profissão, como aferição das medidas corporais e a interpretação dos resultados, proporcionando um aprendizado mais profundo e contextualizado, fundamental para a atuação em nutrição clínica e esportiva.

Dessa forma, os acadêmicos fomentarão suas habilidades críticas, colaborativas e criativas, se preparando cada vez mais para enfrentar os desafios da profissão com mais autonomia e confiança:

“Estamos oferecendo aos nossos alunos os melhores equipamentos para realização de aulas práticas, além de atividades de pesquisa e extensão. espero que nosso novo laboratório, além de ser um diferencial na formação do nutricionista UniFOA, seja muito utilizado na realização de diversas pesquisas pelo nosso curso, e também em parceria com outros cursos de nossa instituição de ensino superior”, enfatizou Alden, ansioso pelos novos projetos que podem ser desenvolvidos no laboratório.

O novo espaço impressionou a todos, inclusive os docentes que irão utilizá-lo em práticas de determinadas disciplinas, orientando os alunos para manusearem as novas tecnologias de forma correta e eficaz:

“Acredito que o laboratório pode servir como um espaço de pesquisa aplicada, onde os alunos poderão desenvolver projetos que combinem teoria e prática, abordando questões atuais e relevantes na área da Nutrição. Estou muito feliz com essa nova estrutura, por isso não vejo a hora de colocar as atividades da minha disciplina em prática”, declarou Margareth Saron, professora responsável Liga Acadêmica de Nutrição Materno Infantil.

Elton Bicalho, professor de Nutrição Esportiva, também expressou sua felicidade com a concretização do novo laboratório, ao enfatizar os futuros impactos positivos que a estrutura ainda levará aos acadêmicos do curso:

“Como professor, estou muito feliz e empolgado por ter à disposição equipamentos de ponta que serão muito importantes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. É com certeza um marco não só para o curso de Nutrição, como para o UniFOA ter um laboratório com tecnologia de primeira linha, oferecendo um ensino de excelência para os discentes”.