O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), foi um dos locais escolhidos para receber o 3º Simpósio de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Rio de Janeiro (Simpaterj). Organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), o evento, trouxe à tona o tema “Enfermagem e a Transformação do Cuidado: Empoderamento profissional de auxiliares e técnicos de enfermagem para novos horizontes”. A iniciativa percorreu várias regiões do estado do Rio de Janeiro entre os dias 19 e 26 de agosto, consolidando-se como um marco na valorização dos profissionais da enfermagem.
Durante a semana, o Simpaterj focou em reconhecer e valorizar o papel crucial dos auxiliares e técnicos de enfermagem, que representam 63,8% dos recursos humanos da saúde, segundo dados do Ministério da Saúde. A coordenadora do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica da Fundação Oswaldo Aranha (EtecFOA), Ana Lúcia Devezas, destacou a importância de receber um evento dessa magnitude na instituição, sublinhando a valorização da equipe técnica em enfermagem e a parceria contínua com o Coren. “É um momento de valorização da equipe técnica, onde o Coren se faz presente, agregando outras instituições e aproximando para a qualificação do cuidado,” comentou Ana Lúcia.
O evento contou com a presença de diversas autoridades e especialistas na área da saúde, incluindo a presidente do Coren-RJ, Dra. Lilian Behring, que enfatizou a relevância da formação técnica na prevenção de negligência, imprudência e imperícia no atendimento de saúde. Segundo Lilian, “a formação do técnico de enfermagem é crucial para salvaguardar a vida da sociedade, e o UniFOA tem sido um parceiro técnico e científico fundamental nessa missão”.
Para Pedro Henrique Santos, técnico de enfermagem, participar de eventos como o Simpaterj é uma oportunidade única de crescimento profissional. “Além de demonstrar técnica, é uma chance de capacitação e de conhecer melhor a profissão,” afirmou.
O diretor financeiro do Coren-RJ e coordenador do evento, Dr. Leilton Coelho, ressaltou a estratégia de descentralização do simpósio, visando aproximar o conhecimento das diversas regiões do estado. “Pensamos em uma forma descentralizada para que as pessoas tenham acesso ao conhecimento completo, com deslocamento e gastos reduzidos,” explicou.
A 3ª edição do Simpaterj reforça o compromisso do Coren-RJ e do UniFOA com a excelência na formação e na valorização dos técnicos de enfermagem, contribuindo para o fortalecimento da saúde pública no estado do Rio de Janeiro.