Estudantes de Comunicação realizam cobertura de cerimônia na AMAN

comunicação

Os estudantes do curso de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e da Escola de Comunicação do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) vivenciaram grandes experiências profissionais na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), no último sábado (17). Durante a cerimônia de entrega de espadins a 394 cadetes da turma “200 Anos do Marechal Deodoro da Fonseca” do Exército Brasileiro, os alunos realizaram a cobertura do evento ao colocarem em prática fundamentos essenciais aprendidos ao longo da graduação, como técnicas de reportagem, entrevista, fotografia e apuração.

A entrega dos espadins, réplicas do sabre do Marechal Duque de Caxias, é símbolo da “Honra Militar” dos jovens cadetes que, após 20 meses de formação, recebem a honraria e vestem o uniforme histórico da AMAN, o tradicional “azulão”, pela primeira vez. Os militares honrados são de diversas regiões do Brasil e de nove Nações Amigas do país, o Panamá, Paraguai, Senegal, Vietnã, Honduras, Namíbia, Bolívia, Camarões e Guiana.

Organizada no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes, a solenidade contou com as presenças ilustres do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro de Paiva e do Comandante da AMAN, General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifácio, além de familiares e amigos dos agraciados. Em discurso emocionante, o Ministro da Defesa engradeceu o êxito de todos cadetes ao enfatizar o tamanho da conquista para suas formações como oficiais do Exército:

Leia também:  Palavra da Reitora: Dia das Mulheres

“Vocês superaram cada uma das preparações. Por isso, afirmo que esse momento é de júbilo e orgulho pela conquista dos senhores. Que esse momento fique marcado nos corações de todos vocês. Saibam que seus instrutores e professores estão muito felizes, pois estão formando o futuro do Exército Brasileiro”, enalteceu o Ministro da Defesa.

Ao longo da cerimônia, os discentes do UniFOA, norteados pela professora Clarisse Netto, registraram momentos marcantes do evento, como o ritual de apresentação no início e momento de celebração das famílias após a entrega dos espadins. Além disso, a busca por depoimentos de figuras importantes do evento, em especial, marcou uma prática de campo dos futuros jornalistas, que colheram relatos emocionantes, simbolizando a grandeza da celebração:

“Esse momento é uma realização tanto para mim, quanto para minha família, que esteve sempre ao meu lado. A entrega dos espadins compensa todo esforço e dedicação para fez estarmos aqui hoje, pois estudamos, treinamos física e mentalmente, sendo uma cobrança muito grande. Esse é o momento em que colhemos os frutos daquilo que plantamos nessa jornada”, comemorou Matheus Dantas Aguiar, em entrevista ao aluno Gabriel Viana, do 1º período da Escola de Comunicação.

A ocasião também proporcionou uma oportunidade de integração entre os veteranos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda com os ingressantes da Escola de Comunicação, que acompanharam o passo a passo de competências essenciais aprendidas nos cursos. Gabriel afirmou que a experiência vivenciada na cobertura foi um privilégio para aprimoramento de suas habilidades profissionais, destacando a cobertura realizada por todos os acadêmicos: