Os estudantes do curso de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e da Escola de Comunicação do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) vivenciaram grandes experiências profissionais na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), no último sábado (17). Durante a cerimônia de entrega de espadins a 394 cadetes da turma “200 Anos do Marechal Deodoro da Fonseca” do Exército Brasileiro, os alunos realizaram a cobertura do evento ao colocarem em prática fundamentos essenciais aprendidos ao longo da graduação, como técnicas de reportagem, entrevista, fotografia e apuração.
A entrega dos espadins, réplicas do sabre do Marechal Duque de Caxias, é símbolo da “Honra Militar” dos jovens cadetes que, após 20 meses de formação, recebem a honraria e vestem o uniforme histórico da AMAN, o tradicional “azulão”, pela primeira vez. Os militares honrados são de diversas regiões do Brasil e de nove Nações Amigas do país, o Panamá, Paraguai, Senegal, Vietnã, Honduras, Namíbia, Bolívia, Camarões e Guiana.
Organizada no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes, a solenidade contou com as presenças ilustres do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro de Paiva e do Comandante da AMAN, General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifácio, além de familiares e amigos dos agraciados. Em discurso emocionante, o Ministro da Defesa engradeceu o êxito de todos cadetes ao enfatizar o tamanho da conquista para suas formações como oficiais do Exército:
“Vocês superaram cada uma das preparações. Por isso, afirmo que esse momento é de júbilo e orgulho pela conquista dos senhores. Que esse momento fique marcado nos corações de todos vocês. Saibam que seus instrutores e professores estão muito felizes, pois estão formando o futuro do Exército Brasileiro”, enalteceu o Ministro da Defesa.
Ao longo da cerimônia, os discentes do UniFOA, norteados pela professora Clarisse Netto, registraram momentos marcantes do evento, como o ritual de apresentação no início e momento de celebração das famílias após a entrega dos espadins. Além disso, a busca por depoimentos de figuras importantes do evento, em especial, marcou uma prática de campo dos futuros jornalistas, que colheram relatos emocionantes, simbolizando a grandeza da celebração:
“Esse momento é uma realização tanto para mim, quanto para minha família, que esteve sempre ao meu lado. A entrega dos espadins compensa todo esforço e dedicação para fez estarmos aqui hoje, pois estudamos, treinamos física e mentalmente, sendo uma cobrança muito grande. Esse é o momento em que colhemos os frutos daquilo que plantamos nessa jornada”, comemorou Matheus Dantas Aguiar, em entrevista ao aluno Gabriel Viana, do 1º período da Escola de Comunicação.
A ocasião também proporcionou uma oportunidade de integração entre os veteranos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda com os ingressantes da Escola de Comunicação, que acompanharam o passo a passo de competências essenciais aprendidas nos cursos. Gabriel afirmou que a experiência vivenciada na cobertura foi um privilégio para aprimoramento de suas habilidades profissionais, destacando a cobertura realizada por todos os acadêmicos:
“Foi a minha primeira cobertura como corpo de imprensa em um evento representando o UniFOA. Todos nós realizamos entrevistas importantes, colhendo depoimentos que refletem o tamanho dessa cerimônia. Acompanhar a entrega dos espadins e participar ativamente de tudo isso foi lisonjeador”, confirmou o discente, muito feliz pela oportunidade vivenciada.
Os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda buscaram transformar a experiência dos novatos ao compartilhar alguns de seus conhecimentos, no intuito de que eles compreendessem e treinasse os principais elementos de uma cobertura. Bianca Rosa, acadêmica do 8º período de Jornalismo, destacou o prazer de ter feito parte da imprensa que compareceu à cerimônia ao explicar como essa prática foi impactante em seu aprendizado:
“A visita na AMAN para cobrir a cerimônia da entrega dos espadins foi emocionante, além de ser um aprendizado para todos que estavam presentes. Foi um momento especial para mim, já que não sou apenas uma estudante, mas sim uma futura jornalista que pôde ter a oportunidade de ter o contato com profissionais da área que atuam há muito tempo. Além disso, compartilhar minha bagagem com os que estão começando agora e também aprender com eles foi uma alegria imensa, que irei levar para a vida toda”.
A experiência vivenciada pelos acadêmicos do UniFOA expande horizontes e maximiza o talento de todos. A visita foi tão empolgante que alguns deles ajudaram a escrever esta matéria, que foram os alunos Gabriel Viana, do 1º período da Escola de Comunicação, e Bianca Rosa, do 8º período de Jornalismo. João Lucas e Lucas Brandão, ambos do 8º período do curso, também contribuíram com fotos magníficas, que registraram semblantes emocionantes da entrega de espadins.