Os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda e Escola de Comunicação do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) tiveram uma grande oportunidade de aprendizado no evento FEST’UP Warming, realizado na última quarta-feira (14), no prédio 9 do campus Olezio Galotti, em Três Poços. Em palestra intitulada “I.A.Gora, José? O impacto da inteligência artificial na comunicação”, os discentes e professores do curso receberam Afonso Abelhão, sócio fundador e CEO da BigBee, uma das agências publicitárias mais respeitadas do Brasil.
O intuito acadêmico da atividade era de colocar os alunos em contato com um profissional renomado do meio, a fim de que todos pudessem se atualizar sobre as funcionalidades da Inteligência Artificial (IA), em alta no âmbito publicitário nacional, além de fazerem um networking.
A iniciativa também foi um aquecimento para o FEST’UP, o Festival Universitário de Publicidade mais tradicional do país e o maior encontro de estudantes de comunicação do mercado. Organizado pela Associação de Profissionais de Propaganda (APP Brasil), o FEST’UP Warming serviu como uma ferramenta de divulgação do evento, que será realizado no dia 14 de setembro, em São Paulo (SP).
Douglas Gonçalves, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, enalteceu os impactos proporcionados pela proposta, que incentivou a participação acadêmica nesse futuro encontro de grandes profissionais e joias do ramo publicitário brasileiro:
“É uma honra para o UniFOA promover esse aquecimento do FEST’UP, maior evento universitário de publicidade do país. Esse tipo de iniciativa é reflexo do compromisso do curso no aspecto de oportunizar grandes experiências de aprendizado aos nossos alunos, tanto no sentido acadêmico, como na possibilidade de participarem desse grande evento”.
Ao final da palestra, ele ainda sorteou um aluno para receber um ingresso do festival.
Caio Nascimento, do 5º período, foi o agraciado para participar dessa iniciativa, que promete transformar a vivência profissional de todo o público. Ele explicou sua experiência esclarecedora com a palestra, além de suas expectativas para o FEST’UP 2024:
“A palestra foi muito enriquecedora, o Afonso trouxe muitos tópicos e exemplos esclarecedores de como o uso correto da IA pode trazer benefícios , e quanto ela também pode ser prejudicial se usada de forma errada. Fiquei muito feliz por ser sorteado, foi um grande privilégio. Estou ansioso, será minha primeira vez no evento e espero um networking interessante, tem vários temas interessantes de palestras, além da ótima estrutura montada para receber cada estudante”.
Durante o encontro, Afonso, que também é diretor de Comunicação, Tecnologia e Inovação da APP Brasil, buscou destacar os resultados que a IA pode trazer para o setor publicitário em todo o Brasil. Com mais de 28 anos de experiência no campo da publicidade, ele evidenciou casos em que a tecnologia foi utilizada de maneira assertiva e gerou produtos inovadores, como também aplicações que não alcançaram a meta final do respectivo planejamento elaborado.
Um dos casos apresentados foi de uma música do Spotify produzida com Inteligência Artificial em tributo a Mauro Mateus dos Santos, conhecido como Sabotage, um dos artistas mais influentes da cultura do hip-hop nacional. A homenagem foi elaborada a partir de algoritmos das letras de músicas do rapper, gerados de maneira certeira pela IA, assim como a sua voz para o lançamento do projeto.
O objetivo era de indagar os estudantes sobre a necessidade da presença do olhar humano ao utilizar a tecnologia. Segundo o publicitário, mesmo a ferramenta seja uma espécie de “robô”, ela ainda é manuseada por um ser humano.
Dessa forma, se torna indispensável a capacitação para o devido manuseamento desse recurso:
“Quis promover um tipo de provocação aos discentes, para que realmente refletíssemos se realmente estamos preparados para usar cada tipo de inteligência artificial. Também trouxe caminhos e metodologias interessantes para que eles pudessem esclarecer qualquer dúvida sobre como, porque e em que situações usar a IA”, enfatizou Afonso, que ainda agradeceu aos alunos, docentes e UniFOA pela recepção e engajamento ao longo da palestra:
“Quero agradecer o convite pelo privilégio de estar aqui hoje disseminando conhecimento. Na verdade, sou em quem aprendo mais nesse tipo de iniciativa, por todo envolvimento ocasionados pelo encontro”.
FEST’UP 2024:
Organizado pela APP Brasil e apoiado por grandes meios de comunicação do Brasil, como a Rede Globo e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), a 35ª edição do Festival chega com a missão de proporcionar um contato direto dos acadêmicos dos cursos de comunicação com os principais profissionais do mercado publicitário brasileiro. Com a temática “Conexões Criativas: Da Inspiração ao Resultado”, a programação inclui mais de 10 horas de atividades transformadoras para o aprendizado de todo o público, como palestras, workshops, mentorias, apresentações, concursos, performances e oportunidades de networking.
Para se ter ideia da sua dimensão, FEST’UP 2023 teve a participação de 97 universidades e faculdades de comunicação, evidenciando sua abrangência e qualidade dos profissionais envolvidos.
Os estudantes de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Escola de Comunicação interessados em participar já podem se inscrever pelo link.