UniFOA: Conheça a Fundação Oswaldo Aranha

A Fundação Oswaldo Aranha (FOA) e o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) são instituições com o mesmo propósito. A fundação é a mantenedora do centro universitário. Isso ocorre porque quando houve a primeira demanda por ensino superior na região, era preciso que se criasse uma fundação que mantivesse o centro universitário. E, com muita dedicação, assim permanece até hoje.

É uma das principais instituições de ensino superior do Brasil, localizada em Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. Fundada em 1967, o UniFOA tem como missão promover a educação de qualidade, integrando ensino, pesquisa e extensão para formar profissionais capacitados e comprometidos com o desenvolvimento sustentável da sociedade. A instituição valoriza a ética, a inovação e a responsabilidade social, guiando suas ações e decisões.

Atualmente, o Centro Universitário de Volta Redonda alia tradição e modernidade, criando o ambiente ideal para a geração de conhecimento e preparação de profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho.

• Missão: Formar pessoas protagonistas que promovam a transformação social.
  • Visão: Ser referência educacional na criação de novas ideias, soluções e experiências centradas no bem-estar humano.
  • Valores: Inovação, Compromisso socioambiental, Diversidade, Colaboração, Eficiência, Pertencimento, Empatia e Ética.

História da Instituição (UniFOA)

O UniFOA foi estabelecido com o objetivo de atender à demanda por educação superior na região de Volta Redonda. Desde sua fundação, a instituição tem se destacado pelo seu compromisso com a excelência acadêmica e a formação integral de seus alunos. Ao longo dos anos, o UniFOA expandiu sua infraestrutura, ampliou a oferta de cursos e fortaleceu suas parcerias com diversas organizações, consolidando-se como um centro de referência em educação superior.

Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Em 1999, com o credenciamento do MEC, o Centro de Ensino Superior de Volta Redonda – Cesvre foi elevado à condição de centro universitário, transformando-se no Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. Tradição e qualidade no ensino são os principais diferenciais do UniFOA.

Leia também:  Financiamento estudantil: entenda como ele funciona

A qualidade foi atestada pelo MEC com o credenciamento a centro universitário e os consecutivos recredenciamentos com conceitos elevados, e a tradição provém de décadas formando profissionais que hoje atuam no mercado de trabalho regional e nacional, disseminando e gerando conhecimento com pesquisa técnica e científica e atendendo à comunidade com dezenas de ações de extensão.

A estrutura organizacional acadêmica foi readequada, diante dos anseios relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão, e para promover todas essas atividades o UniFOA estendeu suas ações acadêmicas para outros campi.

Estrutura acadêmica do UniFOA

1. Cursos e Programas

O UniFOA oferece uma ampla variedade de cursos de graduação, pós-graduação e mestrado.

Entre os cursos de graduação, destacam-se os seguintes cursos: Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação.

Na pós-graduação, são os seguintes: Marketing Político Eleitoral, Endodontia, Harmonização Orofacial, Odontologia Hospitalar, Ortodontia, Periodontia, Prótese Dentária, Nutrição Esportiva, MBA em Direito Tributário Trabalhista e Previdenciário na Empresa, Processo Civil Digital, Processo do Trabalho Digital, Engenharia de Controle e Automação na Indústria 4.0, Engenharia de Projetos e Equipamentos Mecânicos, Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Gerenciamento de Projetos, MBA em Gestão Financeira, Controladoria, Auditoria e Tributos e MBA em Gestão Organizacional de Pessoas.

Já no programa do mestrado, conta-se com: Mestrado Profissional em Materiais MEMAT e Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente MECSMA.

2. Currículo e Metodologia de Ensino: O UniFOA adota uma abordagem pedagógica que combina teoria e prática, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades sociais. A metodologia de ensino é centrada no aluno, incentivando a participação ativa e o pensamento crítico.

Método UniFOA: aprenda fazendo

O UniFOA acredita que o ensino vai muito além da sala de aula: é com a mão na massa que você desenvolverá o conhecimento que te colocará em destaque no mercado de trabalho.

• PRÁTICA (MUITA PRÁTICA): No UniFOA você desenvolve o seu conhecimento de forma prática, por meio de estudos de caso, buscando novas soluções e propondo ideias inovadoras para o mercado de trabalho.
  • APRENDA DE VERDADE: Desde o primeiro dia de aula, você tem contato com os melhores professores e laboratórios equipados com tecnologias de última geração.