6ª Semana de Formação Continuada capacita e atualiza professores

professores

A 6ª Semana de Formação Continuada teve início na última segunda-feira (29) e segue até esta sexta-feira (2), com a realização de palestras, cursos, workshops e oficina aos professores do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e Escola Técnica da Fundação Oswaldo Aranha (EtecFOA). As atividades têm por objetivo manter os docentes atualizados, através de capacitações inovadoras, que foram realizadas em diversos locais do campus Olezio Galotti, em Três Poços, de maneira presencial e online.

Grande entusiasta da Formação Continuada, a reitora do UniFOA, Ivanete Oliveira esclarece que as ações desenvolvidas representam não apenas um momento de reencontro e troca de energias para começar o semestre com mais vigor, mas também uma oportunidade de discussão, reflexão e aprendizagem:

“Durante toda a semana, são oferecidos aos docentes workshops, oficinas, cursos e palestras, em horários matutinos, vespertinos e noturnos, atendendo às expectativas dos professores para aprimorar continuamente seu perfil profissional de maneira arrojada e competente. Com encontros virtuais e presenciais, a programação proporcionou a melhor capacitação para o corpo docente, promovida também por profissionais externos, a fim de apresentar um novo olhar sobre os temas debatidos.”

A reitora ainda destacou que “os docentes do UniFOA precisam desenvolver um perfil que contemple competências humanas, teórico científicas e didáticas. Portanto, todas as atividades dessa semana visam a alinhar esse perfil com os nossos currículos, que são baseados em competências e utilizam a metodologia de projeto. As atividades abordam diversas temáticas, como questões socioemocionais, combate à violência, metodologias ativas, práticas exitosas, e direitos e deveres dos docentes, entre outras. Dessa forma, cada professor pode personalizar sua trajetória, escolhendo as atividades mais apropriadas ao seu perfil profissional.”

Leia também:  Graduações do UniFOA se destacam com nota 4 no Guia da Faculdade - realizado pelo Estadão em parceria com a Quero Educação

Olhar Docente: suporte pedagógico contínuo aos professores

Atualização pedagógica, troca de experiência e fortalecimento das práticas educativas. Diante desse cenário, o Centro de Apoio e Inovação Pedagógica (Caip), por meio do “Olhar Docente”, desempenha um papel fundamental, pois oferece um espaço colaborativo, dedicado a oferecer suporte pedagógico contínuo aos professores, incentivando a reflexão sobre suas práticas e promovendo a inovação no ambiente acadêmico por meio de oficinas, workshops, seminários, cursos e grupos de estudo.

A professora e responsável pelo Caip, Maria das Graças, explica que o setor participou ativamente das atividades previstas na Semana de Formação Continuada:

“Ao investir nos professores, a instituição fortalece o seu compromisso com a qualidade da educação ofertada, resultando em um ensino mais dinâmico, inclusivo e eficaz. Além disso, promove a valorização do corpo docente, reconhecendo a importância de seu papel e contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Esse investimento reafirma o compromisso institucional com a excelência acadêmica e o desenvolvimento integral de seus educadores, garantindo um ambiente acadêmico de qualidade para todos os envolvidos.”

Os professores participaram efetivamente das ações programadas, ao longo da semana, sendo como palestrantes que mostraram seus casos exitosos ou como ouvintes, entendendo os projetos apresentados e até podendo adaptá-los para o seu próprio curso.

“Sempre é bom ouvir o depoimento de colegas e entender os projetos, pois podemos – com o sucesso aplicado numa determinada área e curso -, trazer para a nossa sala de aula. É muito positivo para o docente trabalhar com o êxito de outras equipes, pois podemos fazer ele seja integrante da nossa programação e torna-se um reforço ao sucesso das nossas ações”, enalteceu o professor José Marcos Rodrigues, que também mostrou um caso exitoso aplicado no curso de Engenharia.

Leia também:  Mesa redonda marca início de semestre da Escola de Gestão e Negócios no UniFOA

A sua opinião é compartilhada com o professor e coordenador do curso de Engenharia Civil, Sérgio Luiz Taranto:

“A Semana Formação Continuada faz uma diferença enorme para o professor, porque interagimos com todos os cursos e todos os professores, além de ficarmos por dentro do que cada um está desenvolvendo nos cursos, despertando para novas ideias e nos atualizando com que há de mais moderno em termos de aprendizado e mercado de trabalho para os nossos estudantes”, finalizou.

Conheça a programação oferecida aos professores:

Entre as palestras, workshops, cursos e oficinas, os docentes puderam vivenciar diversos temas, que ofereceram experiências e aprendizados dentro do perfil definido pela instituição:

• Diálogos que conectam: introdução à comunicação não violenta, por Edilberto Ventureilli;
  • Gestão NDE (Núcleo Docente Estruturante), por professores Pró-Acad, EAD, Ext e PPG;
  • Educação Antirracista, por Marcelo Paraíso e orientandos do MECSMA;
  • Intercâmbio de práticas exitosas: ações extensionistas, por professores do NDE e Pro-PPG;
  • Intercâmbio de práticas exitosas: currículos por competência;
  • Intercâmbio de práticas exitosas: pesquisa, por professores do NDE Pro-PPG;
  • Jornada de aprendizagem em foco, por Gildo Bernardo;
  • Saúde mental dos estudantes e o papel do docente, por Soraya Ferreira;
  • Oficina OSCE e Simulação Realística, por Alessandra Rafael e Tassio Huguenim;
  • Metodologias ativas para grandes grupos, por Washington Lemos.