Curso de Publicidade e Propaganda e secretaria de Cultura de Volta Redonda lançam Da palha ao concreto, uma história de resistência

Lançado oficialmente na última quinta-feira (18), no Clube Palmares, localizado no bairro Jardim Europa, em Volta Redonda, o curta metragem Da palha ao concreto, uma história de resistência teve produção e colaboração de vinte alunos do 3º. ano do curso de Publicidade e Propaganda do UniFOA, na disciplina de Marketing para o Terceiro Setor, com apoio da secretaria de Cultura de Volta Redonda.

Produzido este ano, durante a pandemia, os alunos buscaram retratar a criação do Palmares, que se tornou uma homenagem aos voluntários que passaram pela instituição e que ainda a integram. As gravações ocorreram na sede do Clube, no bairro Jardim Europa, em Volta Redonda e na praça Brasil, local onde o sonho começou.

Repleto de alunos e professores do UniFOA; profissionais ligados à Cultura de Volta Redonda e membros do clube, o lançamento virou um grande encontro de pessoas que acreditam que a cultura pode ajudar o mundo a ser um lugar melhor pra viver e que produziu um legado para futuras gerações.

Edson Daniel João, o Mister, 67 anos, presidente do Clube, explica que o curta tem o objetivo de ser inicialmente apresentado nas escolas e associações de moradores e certamente ajudará na transformação da sociedade, capacitando o cidadão da consciência e respeito à questão racial, ainda muito enraizada no país:

“A gente precisa vencer essa barreira e transformar de fato a sociedade, então esta é uma pequena mas importante contribuição, esse é o nosso principal objetivo”.

Leia também:  FOA/UniFOA e CSN firmam importante convênio de cooperação técnica e científica

ms1

A produção

Douglas Gonçalves, coordenador e professor do curso de Publicidade e Propaganda, na disciplina de Produção Audiovisual, conta que este foi um pedido que veio da secretaria de cultura e virou um projeto de extensão da FOA, que também foi patrocinado pela instituição, virou um projeto ligado à disciplina de Marketing do Terceiro Setor, onde cerca de 30 anos se envolveram e foi um desafio produzir tudo isso durante a pandemia. Segundo ele, o processo de pesquisa começou em março deste ano e foi muito interessante porque os alunos se encantaram com a história, com o espaço do clube Palmares, de ouvir e viver um pouco da história no próprio local onde as coisas acontecem:

“Isso, alinhado à disciplina que já havia de produção audiovisual gerou um produto prático que a sociedade vai ganhar. Fizemos algo que é função da instituição, da universidade, que é potencializar a produção a partir da experiência prática dos alunos, isso modifica sua formação”.

Segundo o professor, a ideia é também exibir o filme nas dependências do UniFOA, convidando a comunidade do clube Palmares e alunos de outros cursos.

“Virou um produto público, distribuído nas redes sociais, cumpriu sua função. Sempre fizemos trabalhos como este, com apoio do escritório da Cidadania, que é o nosso braço com a comunidade, isso é a marca da FOA, pra deixar o UniFOA cada vez mais próximo da comunidade”, afirmou o professor. Douglas passou um spoiler do que terá no ano que vem: um concurso educacional voltado para a produção prática dos alunos.