Estação UniFOA Inverno encerra com sucesso 1º semestre de cursos EaD

estação

Por meio de uma abordagem inovadora, foi organizada a iniciativa “Estação UniFOA Inverno”, no último sábado (13), que reuniu estudantes do primeiro período das Escolas de Negócios, Engenharia e Tecnologia, dos cursos de Educação à Distância (EaD), do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), em um encontro presencial. A iniciativa foi realizada no Audismart do campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, onde eles apresentaram projetos técnicos com alto impacto social para a região, que foram avaliados por uma banca de professores, além de conhecerem, pessoalmente, seus colegas universitários em uma dinâmica acolhedora.

A Estação UniFOA é planejada, ao final de cada período dos cursos, no intuito de promover a apresentação de projetos com aplicação prática na sociedade, que ganha em qualidade de vida. A proposta também oportuniza um acolhimento dos estudantes que, primeiramente, conhecem as estruturas do campus e participam de uma atividade de integração entre eles.

O EaD do UniFOA não está limitado apenas ao uso de recursos digitais. O diferencial pode ser percebido em vários fatores:  na organização curricular em forma de projetos, na infraestrutura de qualidade e em professores capacitados com tecnologias de ensino relacionados às competências digitais que fomentam a pesquisa, para complementar e intensificar ainda mais o aprendizado.

Além disso, ao contrário da maioria das instituições de ensino superior, o Centro Universitário oportuniza quatro possibilidades de ingresso, com aperfeiçoamento dos cursos a cada período.

Leia também:  Avaliado por estudantes e comunidade, UniFOA obtém 94% de satisfação

O pró-reitor de Educação à Distância, professor Rafael Teixeira, comemorou o sucesso da iniciativa ao enfatizar o nível de excelência da modalidade no Centro Universitário:

“O nosso EaD vai muito além do conhecimento da área escolhida, sendo missões da instituição disseminar uma educação de qualidade, bem como ajudar na evolução e no crescimento regional ao fomentar práticas extremamente significativas para a sociedade e com alto fator de impacto. Os estudantes são protagonistas efetivos e merecem receber os méritos desse sucesso, pois têm ajudado muito a alcançar os objetivos do processo de ensino e aprendizagem baseada em projetos.”

A organização do encontro permitiu não só a difusão das ideias de cada aluno, como também um debate com os docentes dos cursos sobre de que forma esses projetos podem ser explorados e aprofundados:

“O encontro é o momento em que nós, professores, podemos verificar como os estudantes estão usando os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre na resolução de problemas. Nosso curso é focado no desenvolvimento de habilidades do profissional do século 21, então para nós é de suma importância avaliar como as ideias estão sendo concatenadas e comunicadas”, pontuou Italo Pinto Rodrigues, professor da Escola de Engenharia, destacando alguns dos frutos obtidos pela iniciativa.

Os resultados gerados pelo Estação UniFOA oportunizaram, sobretudo, o desenvolvimento de competências técnicas e práticas. A partir da preparação dos trabalhos elaborados ao longo do semestre e a apresentação durante o evento, os alunos têm a chance de aplicar seus conhecimentos teóricos em projetos reais, consolidando assim seu aprendizado de maneira tangível: