Projetos do MEMAT são apresentados no 68º Congresso Brasileiro de Cerâmica

congresso

Os estudantes do programa de Mestrado Profissional em Materiais (MEMAT) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), em parceria com os acadêmicos do curso de Engenharia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), desenvolveram trabalhos inovadores por meio das atividades do programa de mestrado. Os resultados finais do que foi elaborado e executado por cada discente (seis no total), geraram a apresentação dos projetos no 68º Congresso Brasileiro de Cerâmica, organizado em Santos, litoral paulista, nos dias 17 a 20 de junho.

Os trabalhos foram apresentados pela professora do MEMAT Renata Parreira e pelos estudantes da UERJ, que também ajudaram participando de algumas etapas de cada proposta pensada e colocada em prática, reforçando o compromisso de cooperação mútua entre instituições de ensino na promoção de atividades de pesquisa acadêmica. Durante o evento, todos alunos foram orientados pelo professor Roberto Magnago, coordenador do Mestrado Profissional em Materiais. Além das criações dos alunos do Centro Universitário serem expostas no congresso, as iniciativas geraram dissertações de mestrado que foram escritas pelos próprios discentes do UniFOA.

A realização da 68ª edição do Congresso Brasileiro de Cerâmica é um grande marco para a área da engenharia do país, pois reúne especialistas de instituições de ensino e pesquisa, indústrias cerâmicas e fornecedores de matérias-primas, equipamentos e insumos, além de acadêmicos interessados em expandir seus horizontes de aprendizados. Graças a reunião de diversas gamas de conhecimento e experiência, os participantes conseguem explorar a área de expositores, assistir a apresentações técnico científicas orais e em formato de pôster e enriquecer seus conhecimentos com palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais, contribuindo para o aprimoramento profissional, desenvolvimento e divulgação da cerâmica brasileira:

“A cooperação entre UniFOA e UERJ demonstra uma amplitude de trabalho das duas instituições de ensino. O intuito é sempre complementar cada pesquisa e projeto entre ambas, nunca competir. O ganho educacional é imensurável e, sem sombra de dúvidas, beneficia a todos os envolvidos em cada programa”, enfatizou Roberto, acerca dos impactos da união entre as instituições na realização dos trabalhos.

Os projetos apresentados no congresso abordaram temas voltados para tecnologias que estão sendo desenvolvidas atualmente na área da engenharia. Diversos são os empreendimentos e investimentos atrelados ao consumo sustentável e reciclável de produtos naturais e utilização de técnicas inovadoras que estão trazendo benefícios para o ecossistema global, como o uso da madeira de eucalipto na construção civil.

Ao extrair a madeira da natureza, ela cresce rapidamente, o que permite ciclos curtos de colheita e facilita a renovação das florestas. Além disso, elas absorvem dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera durante seu crescimento, ajudando a mitigar as mudanças climáticas ao armazenar carbono na sua biomassa.

Um dos trabalhos dos alunos do MEMAT, intitulado ‘Desenvolvimento de Concreto Reforçado com Macrofibra Sintética para Aplicação em Fibra Industrial’ também discorreu sobre o uso de macrofibras sintéticas aplicadas em piso industrial como alternativa para a substituição parcial do aço CA-50. João Paulo Figueiredo, um dos estudantes responsáveis pelo projeto, afirmou que foi gratificante participar de todo o processo, principalmente pelos conhecimentos técnicos adquiridos:

“Poder participar do congresso agrega muito, sobretudo no sentido de me tornar um profissional ainda mais técnico. Ajuda a diversificar a forma de estudar, pois realizei várias pesquisas para elaborar meu projeto. Foi um prazer imenso poder ter vivido isso de forma acadêmica e prática”.

A realização de trabalhos e iniciativas que influenciam a busca e a execução prática do conhecimento aprendido ao longo da especialização, em qualquer área, é crucial para o desenvolvimento integral de cada discente. A junção do conteúdo aprendido em sala de aula com a experiência de uma situação real é um dos melhores caminhos para a formação acadêmica completa:

“É uma experiência muito enriquecedora por ser repleta de aprendizados e a chance de conhecer e interagir com outros profissionais e pesquisadores da área. Tenho total convicção que todos os estudantes, das duas instituições conseguiram expandir seus horizontes desenvolvendo os trabalhos”, contou Renata, que apresentou o trabalho intitulado ‘Avaliação estrutural da dispersão da zircônia em dois solventes para injeção’, dissertação de mestrado de Carla Nogueira, estudante do programa de Mestrado Profissional em Materiais do UniFOA.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas