UniFOA Conquista Nota Máxima em Avaliação do MEC

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) alcançou um marco histórico ao conquistar a nota máxima, 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Este resultado ressalta a excelência acadêmica e o compromisso da instituição com a qualidade do ensino superior no Brasil.

A reitora do UniFOA, Professora Ivanete Oliveira, ao comentar sobre o relatório do MEC, destacou: “Ele se constitui em uma celebração da educação democrática, inclusiva, transformadora e, acima de tudo, de qualidade que a nossa instituição oferece”. Ela acrescentou que a nota 5 reflete não apenas o amadurecimento acadêmico, mas também a contínua necessidade de evolução da instituição: “Esse conceito deve refletir diariamente a excelência dos nossos processos de ensino, pesquisa e extensão, garantindo que a qualidade ofertada aos nossos estudantes se traduza em contribuições significativas para a sociedade”.

O conceito máximo obtido pelo UniFOA no processo de recredenciamento institucional presencial realizado pelo MEC representa uma conquista significativa tanto para a comunidade acadêmica quanto para a cidade e a região. Este resultado confirma o compromisso contínuo com a excelência educacional e a dedicação de docentes, discentes e gestores em manter um ambiente de aprendizagem de alta qualidade. Além disso, fortalece a reputação do UniFOA como uma instituição de ensino superior de referência, atraindo novos estudantes e profissionais qualificados, potencializando ainda mais o desenvolvimento intelectual e profissional dos alunos.

O processo de recredenciamento é conduzido pela Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (SERES), e a avaliação, que resulta no Conceito Institucional (CI), é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Este processo envolve a verificação do cumprimento das exigências legais e de excelência operacional, abrangendo cinco eixos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura.