FOA participa da 1ª Conferência Municipal e Regional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

conferência

A Fundação Oswaldo Aranha (FOA), por meio do presidente Eduardo Prado, foi destaque na abertura da 1ª Conferência Municipal e Regional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS) e que reuniu cerca de 200 pessoas, entre profissionais, usuários e gestores do  Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios que formam a região do Médio Paraíba. O evento foi na última sexta-feira (7), no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no bairro Aterrado.

Os trabalhos e debates se estenderam durante a noite de sexta e no sábado (8), sobre o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”, definido durante a 4ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES). O objetivo principal é a valorização dos trabalhadores do SUS, através da conquista dos seus direitos no trabalho, além do reconhecimento desse profissional que faz o SUS acontecer, por meio da atenção aos usuários dos serviços.

A secretária de Saúde de Volta Redonda e presidente do Conselho de Secretarias Municipais do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ) e da Assembleia de Gestores do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa), Maria da Conceição de Souza Rocha defendeu os diálogos entre os responsáveis pelo quadrilátero ensino, serviço, gestão e controle social, para que a saúde tenha a atenção devida.

“Precisamos de ver a Saúde de maneira mais integrada, eficiente e qualitativa, para que possamos atender às necessidades vigentes do SUS, que é a maior escola de saúde do mundo”, ressaltou Conceição, reforçando que a conferência leva em conta a Política Nacional de Educação Permanente (Pneps).

Leia também:  Curso de Design participa de programa de rádio

Em seu discurso, o presidente da FOA, Eduardo Prado, agradeceu ao convite para participar dessa importante conferência e afirmou que entende que as dificuldades enfrentadas pela prefeitura no início deste governo estão muito ligadas ao que foi debatido: gestão de trabalho e educação em saúde.

“É necessário melhorar o processo na área do trabalho, pois a consequência é o avanço na assistência ao cidadão que busca pelo atendimento na saúde. Falo isso não só como presidente da FOA, mas já fui subsecretario de saúde do município de Rio Claro e naquela oportunidade pude participar de debates sobre o assunto e entender a importância da enfermagem no processo das políticas públicas da atenção à saúde”, contou.

Ainda de acordo com Eduardo Prado, a FOA, na busca dessa excelência na Saúde, entendeu que precisava criar um curso técnico na área de enfermagem para poder ajudar o município e as pessoas. Esses técnicos irão somar aos que fazem as graduações de Enfermagem, Medicina e Nutrição no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), complementando a educação em saúde da fundação.

“A fundação quer mostrar o quanto é importante a Educação estar ligada à área de Saúde, fazendo a diferença no dia a dia das pessoas. E esse processo ficará mais completo pois em breve, muito breve, contará com duas unidades hospitalares – que são o antigo Centro Médico e o hospital Hinja. A FOA está trabalhando para a aquisição desse hospital, que vamos divulgar quando tudo estiver resolvido”, anunciou, para surpresa e aplausos de muitos presentes.