O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio das Promotorias de Justiça de Fundações, organizou ontem, 11, o primeiro encontro multifuncional regional, abrangendo os Municípios de Volta Redonda, Barra Mansa, Valença e Vassouras. O objetivo da iniciativa foi estabelecer um diálogo eficaz entre os gestores e, sempre que possível, potencializar suas colaborações, compartilhando experiências bem-sucedidas.
O aconteceu no campus Olezio Galotti, em Três Poços, e reuniu gestores responsáveis por fundações de diversas áreas de atuação. Para o promotor de Justiça José Marinho Paulo Junior, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Fundações, a atuação pedagógica, dialógica e construtiva do MPRJ é evidente, destacando que os encontros setoriais têm superado barreiras de comunicação entre as fundações, permitindo uma colaboração mais eficaz e o crescimento mútuo.
“O encontro regional é uma oportunidade extremamente valiosa para as fundações se conhecerem e descobrirem completaridades. A Fundação Oswaldo Aranha e seu Presidente Eduardo Prado, na qualidade de anfitriões deste evento, somaram forças com o Ministério Público para proporcionar à comunidade de toda a região este momento que pode gerar frutos inestimáveis a favor dos mais carentes”, falou José Marinho.
O presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, enfatizou a relevância da iniciativa, que, de maneira pioneira, reuniu em um só local todos os gestores fundacionais da região, possibilitando o estabelecimento de pontes de diálogo e a descoberta de atuações complementares até então não exploradas.
“Estamos extremamente satisfeitos em sediar e participar deste importante encontro regional promovido pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A FOA acredita firmemente na importância da cooperação entre as fundações para o desenvolvimento e fortalecimento de nossas comunidades. Estamos ansiosos para continuar construindo pontes e explorando novas oportunidades de colaboração que beneficiem ainda mais nossa região”, disse Eduardo.
Além da FOA que foi a anfitriã do encontro, estiveram presentes: Fundação de Desenvolvimento e Apoio a Crianças Especiais (FUNDACE), Fundação Esperança Eurípedes Barsanulfo, Fundação Sérgio Loureiro, Fundação Educacional Rosemar Pimentel (FERP), Fundação Educacional Severino Sombra (FUSVE), Fundação Cultural e Filantrópica Léa Pentagna, Fundação Educacional Dom André Arcoverde e a Fundação CSN para o Desenvolvimento Social e a Construção da Cidadania.
Estas organizações abrangem universidades, hospitais, espaços culturais, escolas e núcleos religiosos, impactando positivamente milhares de pessoas, incluindo alunos, pacientes e fiéis, com suas atividades de cunho social, que têm um valor inestimável para a população local.