MED VR se destaca em desafio de natação

desafio

As águas da represa do funil de Resende, no Clube Náutico da cidade, foram palco do 1º Desafio de Natação em Águas Abertas do município, organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer – SEMEL. A equipe de natação da atlética do curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) marcou presença com grande destaque na competição, realizada na manhã do dia 07 de abril. Todos os quatros estudantes que participaram da disputa foram premiados com troféus, graças às suas performances de alto nível nas provas individuais de 1,5km.

Ao todo, três representantes do curso terminaram as provas de suas respectivas categorias em 2º lugar, que foram Júlia Zambelli, na categoria feminina de 20 a 24 anos, Fernanda Almeida, entre as atletas de 25 a 29 anos, e Felipe Lemos, que disputou a modalidade masculina de 30 a 34 anos. Laura Anderaus também teve grande destaque ao terminar em 3º lugar entre as competidoras de 20 a 24 anos, protagonizando uma dobradinha da atlética na modalidade com Júlia.

Por serem realizadas em águas abertas, que possuem percursos bem maiores do que as competições organizadas em piscinas olímpicas, as provas exigiram bastante da capacidade física, técnica e mental de todos, como explicou Júlia, capitã da equipe de natação: “Por ser uma distância longa requer uma preparação física muito boa, e mesmo assim, a possibilidade de sentir uma dor ou incômodo inesperado durante a prova ainda é real. Arrisco dizer até que o maior desafio para provas longas é o mental, mas com resiliência o corpo se adapta e lembra do treinamento que foi feito, o nado encaixa e a prova começa a fluir até o último segundo”.

Leia também:  Publicitária egressa do UniFOA lança filme no William Monachesi

Além disso, ela relatou que o percurso apresentava muitos obstáculos técnicos, sobretudo por ser um local desconhecido para a equipe e a transparência da água não ser favorável para a visibilidade:

“Era um local totalmente desconhecido para nós 4. Pela água não ser transparente, tivemos muita dificuldade quanto à visibilidade, o que nos forçou a fazer respiração frontal e explorar outras técnicas de nado que não são comuns nos nossos treinamentos, mas que precisamos nos enquadrar como competidores”.

Após superar todas as dificuldades, Felipe, que lidera a equipe junto à Júlia como capitães, comemorou o resultado coletivo obtido pela equipe, ressaltando a união do grupo na busca pelos principais objetivos nas competições:

“Nos inscrevemos na competição só pela experiência, não costumamos treinar para provas longas como essa de 1500m, pois requer uma mentalidade diferente e uma resistência maior. O pódio em todas as categorias foi uma surpresa muito boa, ficamos extremamente felizes e isso mostra a força que temos para encarar, juntos, os diferentes desafios do cotidiano. Depois de tudo, ainda ficamos animados para novas competições nesse estilo”, ressaltou.

Laura, celebrou a união de todos os atletas não só pelas vitórias e dedicação, mas pela paixão de competir esportivamente:

“Eu costumo dizer que o esporte nos ensina muito, e isso é aplicável em várias áreas da vida. No fim das contas, a gente passa a se sentir capaz de muita coisa, porque percebe que para atingir um objetivo, é preciso trabalhar por ele, e isso demanda tempo, disciplina e esforço”, completou.