A inovação aliada à tecnologia traduz um conjunto de recursos modernos, objetivando principalmente trazer resultados positivos que constituem em transformações e recriação de novas e criativas ideias, que possam impulsionar tanto o crescimento profissional quanto econômico de empresas e de cidades.
Todo esse conceito foi debatido durante uma reunião de encerramento ocorrida no Hotel Bela Vista, no dia 12, com a apresentação dos resultados do Ecossistema Local de Inovação, obtidos através de workshops, após as realizações de pesquisas e posteriores análises promovidas ao longo deste ano pela Agência de Desenvolvimento Regional Sul Fluminense – Eixo Tecnologia, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae e que teve o apoio integral da FOA.
O trabalho abrangeu pesquisas criteriosas com mais de 100 pessoas, envolvendo universidades, empresas e associações da área de tecnologia, com o objetivo de compreender melhor o ecossistema de inovação da região Sul Fluminense. Os workshops promoveram a estratégia de desenvolvimento dos municípios da região na temática de inovação, de acordo com etapas pré-definidas do processo de criação.
“Esta reunião de encerramento pode ser traduzida como a entrega desse abrangente trabalho à sociedade, para que a ADR-Sul Fluminense possa, a partir de 2024, elaborar um grande trabalho envolvendo todos que querem fazer conexões transformadoras na nossa região”, explicou o coordenador adjunto do curso de Medicina, Luiz Antônio Neves.
De acordo com os assessores da presidência, Max Damas e Alessandro Orofino, “o trabalho realizado pela ADR Sul Fluminense, por si só, já é totalmente inovador. O planejamento estratégico desenhado para as ações dos próximos anos demonstra a força de mentes criativas e resolutivas que se unem em colaboração para um grande propósito: de transformar e impactar vidas por um conjunto de ações planejadas e coletivas. A Fundação Oswaldo Aranha (FOA) e o UniFOA estão presentes e ativos no desenvolvimento equilibrado, sustentável e integrado da Região do Médio Paraíba”, salientaram.
Conheça mais da parceria ADR e FOA:
Os professores Rafael Lima e Marcos Kazuiti, dos cursos da Escola de Gestão e Negócios e de Design, respectivamente, e membros da ProPED –Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, representaram o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA e a Fundação Oswaldo Aranha – FOA, durante todo o processo de análise e concepção de Cocriação de Estratégias para o Desenvolvimento do Ecossistema Local de Inovação. O principal objetivo dos encontros foi promover o desenvolvimento dos municípios da região na temática de inovação, de acordo com etapas pré-definidas do processo de criação.