Estudantes de Engenharia marcaram presença na 30º edição Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI) 2023, principal evento científico de automação inteligente da América Latina. Entre os dias 15 e 18 de outubro, o encontro organizado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), abordou temas cruciais da Indústria 4.0, como robótica, cibersegurança e inteligência artificial. Com o apoio da International Federation of Automation and Control, também sediou o 10° Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE) simultaneamente.
No meio de profissionais e pesquisadores renomados, os alunos Vinícius Rocha Oliveira e João Vitor Freitas da Costa se destacaram. Ambos apresentaram o trabalho intitulado “Conceptual Design of a Didactic Plant for Control Education – A Project-Based Learning Approach”. Segundo o professor Ítalo Pinto Rodrigues, que também esteve no evento acompanhando os estudantes, esEe projeto, iniciado na disciplina “Sistemas Microprocessados e Supervisório” é um testemunho da metodologia ativa de aprendizagem baseada em projeto, promovida por ele.
Para Marcus Vinicius o projeto permitiu aplicar conceitos teóricos em um cenário prático “Nos proporcionou uma compreensão mais profunda e integrada da automação e controle.” Já para João Vitor Freitas da Costa a experiência de participar do SBAI foi enriquecedora. “Poder apresentar nosso trabalho e interagir com especialistas da área foi uma oportunidade única.”
O professor Ítalo, que orientou os alunos durante o desenvolvimento do projeto, expressou seu orgulho. “É gratificante ver nossos alunos representando o UniFOA em um palco tão prestigiado. A metodologia de aprendizagem baseada em projeto permite que os alunos enfrentem desafios reais, preparando-os para o mercado de trabalho e para contribuições significativas na área de pesquisa.”
– É digno de nota que esta é a primeira participação do UniFOA no SBAI, e os alunos e a instituição certamente deixaram uma impressão duradoura. A presença deles no principal evento científico de automação inteligente da América Latina não apenas eleva o nome do UniFOA, mas também destaca o potencial e a excelência da educação em engenharia no Brasil – comemorou o professor orientador.
Os autores tiveram o apoio do UniFOA para a participação presencial no evento. “Somos muito gratos pelo incentivo que a instituição nos proporcionou em um evento de tamanha importância para todos nós”.
O projeto apresentado será utilizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do grupo, que também inclui os alunos Carlos Eduardo de Oliveira Silva e Ramon Jaques Mageste Pereira, sob a orientação dos professores Péricles Guedes Alves, Ítalo Pinto Rodrigues e Aloano Regio de Almeida Pereira.