8 dicas para concentração nos estudos e não perder o foco

Manter a concentração nos estudos pode ser um desafio, especialmente com tantas distrações ao nosso redor. No entanto, conseguir focar é essencial para um bom desempenho acadêmico e para a realização de suas metas. Estudar não é uma tarefa fácil: exige determinação, repetição e muita concentração. Se você faz parte das gerações Y ou Z, o processo de aprendizado pode ser ainda mais complicado por causa da interação cada vez maior com a tecnologia e as redes sociais, o que gera dificuldade para manter a concentração nos estudos.

Se você está lutando para manter o foco, não se preocupe. Este blogpost traz dicas práticas para ajudar você a melhorar sua concentração nos estudos e a alcançar melhores resultados.

Crie um ambiente de estudos adequado

Escolha um local silencioso, bem iluminado e organizado para estudar. Evite lugares que possam causar distrações. Um ambiente adequado ajuda a criar uma atmosfera propícia para o foco.

Estabeleça metas claras

Defina metas específicas para cada sessão de estudo. Saber exatamente o que você quer alcançar ajuda a manter o foco e a motivação.

Use técnicas de estudo eficazes e varie os métodos

Métodos como a técnica Pomodoro, que envolve estudar por 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos, podem ajudar a manter a concentração. Outra técnica é a SQ3R (Survey, Question, Read, Recite, Review), que melhora a compreensão e a retenção de informações.

Outro truque que envolve mudança de estímulos é apostar em diferentes métodos de estudo. A intenção é prevenir o tédio e a monotonia durante o aprendizado, inserindo novas ferramentas e materiais ao seu cotidiano. Veja exemplos de recursos que vão muito além das leituras e fichamentos:

• podcasts com discussões sobre atualidades e temas de seu interesse;
  • documentários que explicam determinados conceitos, períodos históricos e relações;
  • esquemas visuais que ligam termos-chave, favorecendo a memorização de conteúdos;
  • debates com colegas que também estão em busca de ampliar seus conhecimentos.
Leia também:  Design e Tecnologia: O impacto dos avanços tecnológicos no mundo do design

Organize seu tempo, invista em pausas e recarregue as energias

Crie um cronograma de estudos. Distribua o tempo de forma equilibrada entre as diferentes disciplinas e atividades, e reserve intervalos regulares para descanso.

Por falar em descanso, não adianta querer estudar 8 horas seguidas se, depois de 2 horas, você mal consegue se lembrar do que leu na linha de cima. Respeite o fato de que precisamos de pausas para conseguir um bom rendimento. Esforce-se, mas, quando ficar difícil demais, levante, beba água, vá até a janela e olhe o movimento por alguns minutos. Isso vai ajudar o seu cérebro a relaxar para que você consiga continuar estudando com qualidade. Estudar por longos períodos sem descanso pode ser contraproducente. Faça pausas regulares para relaxar a mente e evitar a fadiga.

Não estude quando estiver com muita fadiga ou com fome. É preciso recarregar as energias para ter um bom rendimento, portanto, faça um lanche e reserve alguns minutos para tirar aquela soneca revigorante. Manter a concentração nos estudos ficará ainda mais difícil se você estiver lidando com o estômago vazio ou com os efeitos de uma noite mal dormida.

Mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos

Alimentos saudáveis, ricos em nutrientes, podem melhorar a concentração e a energia. Evite alimentos pesados e ricos em açúcar, que podem causar sonolência e falta de foco. Se a alimentação e o sono estão adequados, só falta dar atenção a outro pilar básico para uma vida equilibrada: a atividade física. Manter o corpo em movimento otimiza os resultados nos estudos por conta do fortalecimento da saúde de todo o organismo. Ao praticar um esporte ou investir em caminhadas, você terá o benefício das endorfinas, que promovem sensação de felicidade, aumentam a energia e melhoram o funcionamento do cérebro.