No 10º período do curso de Enfermagem, a estudante Nathália Câmara foi destaque nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Volta Redonda auxiliando na aplicação de vacina contra à Covid-19, por meio do sistema Drive-Thru, realizado na Ilha São João. A estudante realizou orientações sobre o ciclo vacinal para um casal com deficiência auditiva, na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Participante da Liga Acadêmica de Enfermagem em Emergência do UniFOA (LAEEM), Nathália Câmara sempre teve o sonho de aprender Libras para se comunicar melhor com os futuros pacientes deficientes auditivos. A estudante participou de um curso básico em 2019, ministrado externamente pela professora de Libras do UniFOA, Andréa Almeida, porém, com a pandemia não foi possível dar continuidade ao nível avançado do curso, mas as aulas seguem de modo remoto.
De acordo com a estudante, sua abordagem só foi eficaz devido ao desejo em aprender libras. “O interesse na comunicação com a comunidade surda foi fundamental para o desenvolvimento da explicação do ciclo vacinal. Sem o atendimento especializado, o casal não teria as orientações pós vacina”, disse Nathália.
A Coordenadora do curso de Enfermagem, Lucrécia Loureiro, revelou a importância da inclusão social na faculdade. “O processo de capacitação dos acadêmicos em conhecer e dominar a linguagem em libras proporciona o diálogo com qualquer indivíduo. Estudar libras possibilita ao futuro profissional uma formação mais humanizada”, concluiu Lucrécia.
Por Jeniffer Marcato