UniFOA sedia evento em comemoração aos 80 anos da CLT no Brasil

DSC5541

O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA sediou na última quarta-feira, dia 03, o evento CLT 80 Anos: Transformação e Evolução do Trabalho no Brasil. O seminário aconteceu no Auditório William Monachesi – Campus Olezio Galotti, em Três Poços, e o tema tinha como objetivo debater a transformação e evolução do trabalho no país.

A abertura contou com a participação do presidente da FOA, Eduardo Prado. Com palestras e debates de renomados profissionais da área, o evento abordou a evolução no mercado de trabalho no Brasil, desde a criação do CLT em 1943 até os dias atuais. Destacando os avanços e desafios enfrentados pelas empresas e trabalhadores, foi um momento especial para refletirmos sobre a importância da legislação trabalhista no país e as mudanças que ocorreram ao longo das décadas.

Um dos assuntos debatidos no evento foi sobre Justiça Digital 4.0, com o desembargador Sérgio Torres Teixeira (TRT6) como palestrante, e esse tema tem como intuito promover o acesso à Justiça, por meio de ações e projetos desenvolvidos para o uso colaborativo de produtos que empregam novas tecnologias e inteligência artificial. No final do seu painel, Sérgio Torres aconselhou os ouvintes a estarem preparados às alterações que a advocacia enfrentará nessa nova realidade: “Tenham sempre uma atuação dinâmica, que busca aumentar o nosso consciente de adaptabilidade, ou seja, sua habilidade de adaptar-se as mudanças que virão futuramente”.

O desembargador Luiz Felipe Bruno Lobo (TRT15), autor do livro CLT Comentada: Edição Comemorativa 80 anos – 10ª ED, junto do advogado Luciano Viveiros, que foi mediador do evento, debateu em seu painel sobre a Gênese da CLT. “A CLT é um instrumento jurídico que regula as relações de emprego e em uma universidade você tem diferentes relações de emprego desde ao mais humilde servidor, que atende as limpezas, até os mestres, que fazem a transmissão de conhecimentos. Todos são empregados, isso inclui também a diretoria, de modo que com a CLT, essas relações de emprego passam a ser protegidas. A partir dela, você tem contribuições previdenciárias, que vão lhe garantir no futuro uma aposentadoria e uma pensão, férias garantidas, 13º garantido, remuneração mínima garantida, jornada de trabalho estabelecida através de um órgão ordinário, e uma série de direitos que dignificam a pessoa do trabalhador, o ser humano”, explica o desembargador.

Discutir a importância do CLT no universo de qualquer relação de trabalho que empregue para que o humano, físico ou intelectual possa ser desenvolvido, além de atingir um grupo de especialistas e estudiosos do Direito, também engloba os estudantes que estão desenvolvendo o seu olhar crítico na faculdade.

Ana Beatriz Ferreira, aluna do 1º período do curso de Direito, falou da importância dos temas debatidos no seminário. “Já tivemos contato com os assuntos nas aulas de direito e economia, do professor Pablo Jimenez Serrano, e os temas se relacionam nessa questão de empregado e empregador, então, tem total interferência no que eu estudo”, explicou. A jovem, quando questionada, se pretende seguir carreira nessa área trabalhista, respondeu: “Ainda é muito cedo, estou no primeiro período, mas é uma área que eu me identifico bastante”.

O coordenador do curso de Direito, Álvaro dos Santos Maciel, que estava à frente da organização do evento, falou sobre a relevância da instituição sediar um evento a nível nacional: “É muito importante para nós sediarmos o evento, porque mostra a potência que é o UniFOA e o curso de Direito na região, o engajamento dos nossos alunos e professores. Além disso, ainda tivemos autoridades do direito do trabalho, de renomes nacionais, grandes expoentes no tema do direito do trabalho como juízes, advogados, desembargadores, ministros que muito colaboraram com a evolução do pensamento crítico do direito do trabalho, em formação para que consigamos construir uma sociedade mais justa e solidária”.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas