Estudantes do 5º ano do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, realizaram na última quarta-feira, dia 12, treinamentos de primeiros-socorros com funcionários do Floresta Supermarket, na filial de Pinheiral. A ação foi organizada pela SIPAT da rede de supermercados, em função do Mês do Trabalhador, celebrado em maio.
Com o apoio da professora Clarissa Ferreira Pontual de Oliveira, os estudantes ministraram oficinas, treinamentos e ações de saúde com o intuito de colocarem em prática o que eles aprendem no UniFOA. Além disso, estabelecerem o compromisso com a população de Volta Redonda.
“A importância do treinamento é pensando nas políticas públicas, na educação permanente das equipes e dos nossos alunos, que estarão no mercado de trabalho no próximo ano e estarão organizando essas capacitações para suas equipes”, explica Lucrécia Helena Loureiro, coordenadora do curso de Enfermagem.
Durante a ação, foram discutidos assuntos da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) e diversos temas de primeiros-socorros, como: queimaduras, intoxicações, picada de serpente, engasgo, fratura, desmaio, convulsão e suporte básico de vida. Além disso, as alunas Dominique Prado, Fernanda de Souza e Julian Silva fizeram demonstrações e os funcionários que estiveram presentes, aprenderam a fazer massagem cardíaca.
Futura enfermeira, Dominique destaca a importância da capacitação dos funcionários da Rede Supermarket. “Conscientizar e orientar os funcionários sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho e como é importante fazer uma prevenção eficiente para evitar adversidades. E caso elas ocorram, é imprescindível que tenham domínio das técnicas básicas de primeiros-socorros, que poderão definir a sobrevida da pessoa que carece desses cuidados imediatos”, explicou.
Além de promover maior segurança no ambiente de trabalho, o treinamento de primeiros socorros permite que o funcionário capacitado auxilie de forma assertiva em eventos que necessitem de assistência imediata. “Se bem-feitas, as técnicas básicas de primeiros socorros têm o potencial de reduzir sequelas posteriores e até mesmo manter a vida”, concluiu Dominique.