Financiamento estudantil: entenda como ele funciona

Já pensou em realizar o sonho da faculdade, mas as mensalidades pesam no bolso? Calma, você não está sozinho nessa! O financiamento estudantil pode ser a solução que você procura para garantir uma graduação de qualidade e investir no seu futuro. Mas, afinal, como funciona esse tipo de financiamento? Quais são as opções disponíveis? Neste post, vamos te ajudar a entender tudo sobre o assunto e te dar todas as informações para que você possa tomar a melhor decisão.

O que é financiamento estudantil?

O financiamento estudantil é um tipo de empréstimo que permite que você pague as mensalidades da sua faculdade de forma parcelada e com juros menores do que os praticados no mercado. Ou seja, você pode começar a estudar agora e só começar a pagar depois de se formar e entrar no mercado de trabalho.

Quais são os tipos de financiamentos estudantis?

1. Programa universidade para todos (ProUni)

O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas de ensino superior.

Características:

• Tipo de benefício: Bolsas de estudo (parcial ou integral).
  • Requisitos: Renda familiar per capita baixa, ter feito o ENEM e ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral.
  • Amortização: Não se aplica, pois é uma bolsa, não um empréstimo.

2. Fundo de financiamento estudantil (FIES)

O FIES é um programa de financiamento estudantil do governo federal que oferece crédito para alunos de cursos superiores em instituições privadas.

Características:

• Tipo de benefício: Empréstimo com condições facilitadas.
  • Requisitos: Renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, ter feito o ENEM.
  • Taxa de juros: Variável, com juros reduzidos.
  • Amortização: Inicia-se após a conclusão do curso, com um prazo de pagamento que pode chegar até 5 anos.
Leia também:  Grupo de estudo: veja como você pode organizar o seu

3. Financiamento estudantil pelo banco nacional de desenvolvimento econômico e social (BNDES)

O BNDES oferece financiamento para alunos de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior, com foco em cursos de qualidade e em instituições acreditadas.

Características:

• Tipo de benefício: Empréstimo.
  • Requisitos: Estar matriculado em instituições de ensino superior reconhecidas.
  • Taxa de juros: Condições diferenciadas e geralmente menores do que as do mercado.
  • Amortização: Prazo variável, dependendo do contrato.

4. Crédito educativo da caixa econômica federal

A Caixa Econômica Federal oferece crédito educativo para financiar cursos superiores, técnicos e de pós-graduação.

Características:

• Tipo de benefício: Empréstimo com condições especiais.
  • Requisitos: Estar matriculado em uma instituição de ensino superior ou técnico.
  • Taxa de juros: Geralmente competitiva e com condições especiais.
  • Amortização: Inicia-se após a conclusão do curso, com prazo de pagamento ajustável.

5. Programas de financiamento estudantil privados

Algumas instituições financeiras oferecem produtos específicos para financiamento de cursos superiores.

Características:

• Tipo de benefício: Empréstimo.
  • Requisitos: Varia conforme a instituição financeira.
  • Taxa de juros: Pode ser mais alta do que os programas governamentais, mas as condições podem ser mais flexíveis.
  • Amortização: Varia conforme o contrato, geralmente começando após a conclusão do curso.

Vantagens e desvantagens do financiamento estudantil

Escolher o financiamento estudantil certo pode fazer uma grande diferença na sua vida acadêmica e financeira. Avalie suas opções com cuidado e escolha o financiamento que melhor se adapta às suas necessidades e circunstâncias.