A Sala Verde do Centro Universitário de Volta Redonda agora é UniFOA+Verde. A certificação, pelo Ministério do Meio Ambiente, aconteceu na última sexta-feira, dia 23. O espaço socioeducativo da instituição foi aprovado como participante do Projeto Salas +Verdes já na primeira chamada.
O espaço já existe e até o momento, o projeto implantado no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, chamava-se Sala Verde Paraíba do Sul. Mas devido a mudanças do Ministério do Meio Ambiente, que suspendeu todas as salas verdes e relançou oficialmente a iniciativa, como Projeto Salas Verdes, a instituição concorreu novamente à seleção e foi aprovada.
Segundo a pró-reitora de Extensão, Ana Carolina Callegario, coordenadora do UniFOA+Verde, a partir de 2023 as atividades relacionadas à área ambiental e voltadas para toda a comunidade serão retomadas e futuramente as ações serão divulgadas.
Projeto Salas +Verdes
O Projeto Salas +Verdes incentiva a implantação de espaços educadores, para atuarem como centros de formação e informação ambiental, em consonância com as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente e os princípios da Política Nacional da Educação Ambiental – PNEA. Compreende-se por Salas +Verdes o espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades práticas de caráter educacional não formal, voltadas à temática da conservação e uso sustentável do meio ambiente e dos recursos naturais.
Entre os objetivos do Projeto Salas +Verdes estão o de incentivar a implantação de espaços ambientais não formais; fomentar melhores práticas de sustentabilidade em diversos campos; divulgar projetos, iniciativas e ações desenvolvidas pelas Salas +Verdes nas plataformas eletrônicas do MMA; promover processos formativos por meio da Educação Ambiental não formal; reconhecer a atuação das instituições no âmbito do projeto Salas +Verdes, por meio da emissão de declaração de monitoramento anual e integrar o projeto Salas +Verdes às demais ações do Departamento de Educação e Cidadania Ambiental.