Vencer o preconceito e se cuidar. É o maior objetivo da campanha que aconteceu na última quinta-feira, dia 17 de novembro, promovida pelos alunos de Medicina e Enfermagem do UniFOA. Foi um dia de atendimento direcionado aos homens, em simbologia ao Novembro Azul, o mês escolhido pela para falar sobre a prevenção do e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Durante a manhã, os alunos do PET Saúde, um programa do UniFOA que envolve alunos no UBSF Eucaliptal atenderam a comunidade masculina para chamar atenção à saúde do homem. Coordenados pela professora e médica Hanna Dineas, preceptora do projeto, os universitários fizeram atendimentos no postinho e pela tarde, se deslocaram para o atendimento direcionado a caminhoneiros na SEST – Serviço Social do Transporte, um espaço direcionado a eles próximo a entrada da CSN, na Ponte Alta.
– Buscamos aproveitar a oportunidade não apenas de falarmos sobre o perigo do cancer mas também a importância de conhecer outras doenças que podem existir. – explica Hanna. “Ainda existe um preconceito muito grande no homem, para se cuidar, mas acredito que tenha valido a pena!”.
A professora é a médica responsável pela Estratégia da Saúde da Família na instalação do bairro, e criou o projeto com a intenção de aproveitar o gancho do assunto, haja vista que os estudantes já fazem parte do PET Saúde naquela unidade. A ação foi uma parceria com CEREST Médio Paraíba.
Folder demonstrativo entregue aos participantes.