Saber onde quer chegar e anos de dedicação fizeram do egresso de Direito, Nelson Rosa, um jovem com futuro promissor. Aluno da turma 2014.2 do UniFOA, na época ainda cursando a graduação, começou a estudar para alcançar cargos importantes. Na construção do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, incentivado por sua orientadora, professora Éricka Julio Batitucci da disciplina de Direito Penal, despertou interesse pela atuação de delegacia de polícia.
Com foco e determinação, Nelson, que iniciou o curso já com a ideia de conquistar algum cargo público, inicialmente vislumbrava promotoria. Com o passar dos anos, e pesquisas encontrou o que despertou mais interesse: o cargo de Delegado de Polícia. “Tenho muita gratidão pela Instituição e pela minha orientadora, que desde o início, me guiou nos estudos e me auxiliou com várias dicas de estudos”.
– Entrei na faculdade com o objetivo de fazer concurso público, na época queria ser promotor de justiça, quando foi chegando no final do curso, em conversa com a professora Éricka, decidi qual era a atuação que gostaria de exercer.
Os estudos aprofundados começaram ainda dentro da faculdade, em 2017, enquanto escrevia o TCC. Mas ganhou espaço e organização quando concluiu o curso, e pode se dedicar integralmente ao preparatório. “Estudei muitas horas por dia, sem interrupção. Estudei muito, muito. Se estivesse com dor de cabeça, eu estudava mesmo assim”.
Para Nelson, o segredo dessa fase é abdicação. “Ter a consciência que por trás disso tudo, dessa luta, tem um bom motivo, seja financeiro ou pessoal. É preciso ter um objetivo claro pra seguir focado. Você lembra dele quando pensa nas escolhas e consegue facilitar as decisões de dizer não”.
Começar cedo foi, para ele, uma decisão bastante assertiva. Hoje com 27 anos, Nelson se classificou na prova mais disputada do cargo, a objetiva e subjetiva, pendente agora apenas o exame médico e o teste físico. “Me inscrevi em 8 concursos ao todo e na Bahia obtive aprovação”, concluiu o futuro delegado.
– É preciso se dedicar, se organizar e estudar. A concorrência é muito grande. Existe um vasto leque de material de estudo on-line com qualidade. A quantidade de inscritos é alta – aconselha o egresso, que precisou tomar uma grande decisão desde cedo, e abrir mão de um dos seus hobbies. “Eu era bem novo quando fiz parte da criação de um grupo de pagode, e integrei por anos nele. Mas cheguei em um momento que não dava mais pra conciliar a vida noturna com os meus estudos. Eu precisava estar com meu corpo e mente 100% voltados para os estudos, tive que sair”.
Morador de Angra dos Reis, Nelson hoje se prepara para concluir os testes finais e se despedir de sua terra para alcançar novas conquistas agora no Estado da Bahia.