Com segurança e respeitando os protocolos de biossegurança, os estudantes da área da saúde retornaram às atividades na manhã dessa segunda-feira, 02 de agosto, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços.
Os cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Educação Física e Ciências Biológicas, estarão divididos em seis prédios do Campus para garantir o distanciamento social necessário. Os estudantes detêm a opção de assistirem as aulas de maneira híbrida. Por isso, a instituição preparou as salas para receber as duas modalidades. Acadêmicos dos outros cursos (Administração, Ciências Contábeis, Design, Direito, Engenharias, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Serviço Social e Sistemas de Informação), continuarão com as aulas no sistema remoto, com os professores on-line.
O retorno das atividades só é possível com a preparação da instituição no âmbito administrativo e acadêmico. Os funcionários e professores foram treinados durante os últimos três meses para atuarem na utilização das ferramentas digitais e no âmbito da biossegurança. Além disso, de acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), “acadêmicos da área de saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios”, foram vacinados. A imunização dos estudantes aconteceu no mês de maio, em parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), de Três Poços. Além dos estudantes da área de saúde, os funcionários da instituição também foram vacinados. A imunização aconteceu de acordo com o PNI para os trabalhadores da área de educação.
Com o objetivo de garantir a segurança dos estudantes, o UniFOA se preparou e disponibilizou totens de álcool gel e tapetes sanitizantes nos principais pontos da instituição. Os ambientes e os equipamentos serão totalmente higienizados após a utilização. A temperatura na entrada dos laboratórios e salas de aula será aferida com termômetros digitais infravermelho.
De acordo com o Pró-Reitor Acadêmico, professor Luciano Marins, o planejamento do retorno das atividades aconteceu durante os últimos meses com apoio das coordenações e em contato direto com o Comitê de Biossegurança da instituição. “Fizemos um levantamento com os coordenadores dos cursos da área de saúde para analisar quais disciplinas poderiam retornar às atividades. A partir disso, o assunto foi discutido com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), de cada curso. O Comitê de Biossegurança nos auxiliou nos protocolos e equipamentos necessários para o retorno das atividades. Estamos trabalhando para manter a segurança dos acadêmicos, professores, funcionários da instituição”, disse o Pró-Reitor.
O Superintendente-Geral da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), José Ivo de Souza, revelou que a mantenedora priorizou os investimentos na parte tecnológica e de biossegurança. “Montamos diversas salas de aula com equipamentos modernos que permitem aos estudantes um maior conforto nas atividades, tanto de forma presencial ou de forma híbrida. Essa é uma forma que a Fundação encontrou de se adaptar aos tempos modernos, independente da pandemia. A tendência é a continuidade na utilização das tecnologias. O nosso objetivo é encantar os estudantes de forma a garantir uma formação de qualidade, atingindo ao final, uma excelente empregabilidade e profissionais empreendedores do futuro”, pontuou José Ivo.
“Estamos disponibilizando o canal de ouvidoria e redes sociais para o esclarecimento de qualquer dúvida ou sugestão. Os estudantes podem procurar os coordenadores, professores e funcionários da instituição. Estamos prontos para atendê-los”, finalizou o Superintendente-Geral.
O UniFOA preparou duas semanas especiais para o acolhimento dos ingressantes. Confira o calendário completo com a semana de acolhimento aqui.
Por Matheus Freitas – Comunicação UniFOA