Uma proposta criativa tomou conta do hall do prédio de Design do UniFOA, na última quinta-feira, dia 02. Estudantes do terceiro período fizeram uma exposição de marcas de biscoito com embalagens desenvolvidas por eles. A atividade foi proposta na disciplina de Produção Gráfica, cujo foco foi trabalhar a extensão de marca.
Além da mostra das embalagens desenvolvidas, houve avaliação técnica feita por professores do curso que foram convidados como júri, além de votação popular feita por outros alunos.
Segundo a professora da disciplina, Patrícia Rocha, o objetivo da atividade é colocar em prática os conhecimentos de produção gráfica adquiridos na disciplina. Sendo assim, o aluno desenvolve a criatividade e aplica em um produto real.
A docente explica que procura incentivar os alunos a realizarem projetos aplicando os conceitos da disciplina, visando estimular a criatividade. “Sendo, assim, uma aula inovadora e diferente. A atividade estimula as competências de criatividade, originalidade, iniciativa e inovação. Trabalha também a liderança, comunicação, pensamento crítico”, detalhou.
Extensão de Marca
Um dos conceitos a serem absorvidos dentro da disciplina é o de Extensão de Marca, que pode ser horizontal ou vertical. No caso do trabalho da disciplina, foi solicitado ao aluno que criasse uma Extensão de Linha Horizontal – quando a marca existente é aplicada à introdução de um novo produto, tanto em uma classe de produtos relacionados, quanto em uma categoria totalmente nova para a organização.
Realidade do mercado de trabalho
A prática faz parte de uma realidade do mercado de trabalho, conforme explica Patrícia. De acordo com ela, em vez de lançar um produto totalmente novo, muitas marcas aproveitam a fidelidade do público e lançam extensões da marca, aplicadas em categorias de produtos e seguimentos diferentes.
Ela afirma que a vantagem dessa alternativa é o poder de reduzir os custos de marketing relacionados à introdução de novos produtos, sem contar no aumento das chances de sucesso, levando em consideração o público já existente fiel a marca.
“O projeto é bem complexo e desenvolvido em equipes. Além da criação da marca, esta tem que ser aplicada na embalagem, mantendo a padronização visual da marca mãe. Além disso, os alunos confeccionam uma arte de outdoor, com aplicação, e escolhem uma mídia alternativa para divulgação do produto. Eles também montam o stand e confeccionam um display de mesa para expor o produto”, contextualizou a professora.