UniFOA cede aulas para curso social Pré-ENEM
Enriquecer o ensino e expandir o conhecimento é sempre uma busca constante no meio educacional. E não é diferente para os pré-vestibulandos, que estão se preparando para escolher a profissão de suas vidas e seu ingresso à uma faculdade. O UniFOA estendeu mais uma parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda e a UFF – Universidade Federal Fluminense em uma proposta social para atender alunos de baixa renda.
Partiu Universidade é um projeto que oferece à comunidade um curso preparatório totalmente gratuito para alunos de escolas públicas e bolsistas de colégios particulares da cidade. O curso, que começou em abril, já leciona Matemática, Física e Química ministradas por universitários da UFF com supervisão de professores. Agora, somando ao projeto, o UniFOA assume as aulas da área de Humanas com disciplinas de Português/Redação, Geografia, História e Biologia.
A pro-reitora de extensão, do PRO-EXT do UniFOA, Ana Carolina Callegário explicou que o UniFOA recebeu o convite da Coordenadoria da Juventude para participar do projeto, para ampliar o conteúdo do curso pré-vestibular social. “Estamos oferecendo aulas àqueles que não têm condições de pagar por um cursinho preparatório”. Inicialmente, o curso era apenas matérias de exatas. “A parceria veio para completar a grade”, comemorou Larissa Garcez, Coordenadora da Juventude da PMVR.
A parceria envolve outras Instituições participantes além do Centro Universitário de Volta Redonda e a Coordenadoria Municipal da Juventude (CoodJuv). Fazem parte do projeto a FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda) e o Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFF. A ação de Extensão atende à Resolução número 7 de 18 de dezembro de 2018 do MEC (Ministério da Educação), que determina que os universitários apliquem o conhecimento adquirido na comunidade.
Agora, com a inclusão das demais disciplinas, as aulas acontecem de segunda à sexta, das 18h às 21h, no Colégio Profª Delce Horta Delgado, no Aterrado. O curso para o ano letivo de 2022 vai até o mês de novembro, com recesso de quinze dias em julho. O projeto atende uma turma por ano. “Vamos abrir o edital do ano posterior sempre em dezembro”, adiantou Larissa.
Foram 277 inscritos, sendo 73% do público feminino. No processo de seleção também foram avaliados alunos com renda familiar baixa, 93% da turma estão vindo das escolas públicas de Volta Redonda.
Núcleo de Comunicação
Juliana Aragão | Jornalista