O curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizou mais uma edição do Simpósio de Pesquisa em Direito, que este ano chega a sua 9ª edição. Com o tema central voltado para o “Direito Eleitoral”, o evento proporcionou um espaço para discussões, apresentação de trabalhos e trocas de conhecimento que impactam diretamente a sociedade e o mercado de trabalho.
O professor Pablo, organizador do simpósio, destacou a importância de eventos como esse para a formação acadêmica dos estudantes. “Em primeiro lugar, acho que é fundamental a troca de conhecimento e informação, não só entre os alunos do curso de Direito, mas também entre os estudantes de outras instituições. É um momento especial em que professores, alunos e pesquisadores podem compartilhar e comunicar os resultados de suas pesquisas, tornando público o conhecimento que estão adquirindo em sala de aula. Isso faz parte da integração do ensino à pesquisa e à extensão universitária,” comentou o professor.
Essa interação acadêmica não apenas enriquece o aprendizado dos estudantes, mas também proporciona uma preparação prática essencial para quando ingressarem no mercado de trabalho. “Eventos como este proporcionam aos estudantes a experiência necessária para fazer apresentações e defender seus estudos, o que agrega valor ao currículo Lattes deles. Isso pode ser um diferencial importante em concursos públicos ou para ingressar em programas de mestrado e outras pós-graduações,” ressaltou o professor Pablo.
O coordenador do curso de Direito, Alan Pançardes, enfatizou a relevância do Simpósio de Pesquisa na formação dos futuros profissionais. “Estamos na nona edição do evento, que é extremamente importante para trabalhar as inovações jurídicas dentro do curso de Direito. Embora o curso seja focado em aspectos práticos e no estudo da legislação, também é fundamental o aprofundamento dos temas jurídicos para contribuir com a evolução da sociedade. São nesses eventos que discutimos inovações, necessidades sociais e propomos novos artigos e livros sobre temas inovadores,” explicou Alan.
A programação do evento incluiu, na parte da noite, uma palestra sobre “Direito Eleitoral”, que abordou temas críticos no contexto de um ano eleitoral. O professor Alan comentou a importância desse tema: “Esse tema de hoje à noite, voltado para a jurispolitização e a democracia, é fundamental, especialmente em um ano de eleição municipal. Trazer os aspectos do Direito Eleitoral e discutir a democracia neste momento decisivo é essencial para a formação de nossos estudantes. Isso faz a diferença e reforça a excelência do nosso curso na região.”
A palestra foi ministrada pelo Dr. Ary Jorge Nogueira, Analista Judiciário e especialista em Direito Eleitoral, que apresentou a temática “Jurispolitização da Competição Eleitoral: O Uso Político das Ações Eleitorais”. Segundo ele, “A iniciativa da palestra é muito importante porque permite aos alunos ter contato com pesquisas recentemente realizadas na Universidade de São Paulo (USP) sobre o uso político das ações judiciais pelos candidatos. Em anos de eleição, os temas eleitorais ganham destaque, e há um vasto campo de trabalho para os operadores do direito nessa área.”
Dr. Ary Jorge também destacou o papel do Brasil como referência mundial na condução de eleições e a demanda crescente de instituições internacionais por entender mais sobre a experiência brasileira. “Os futuros profissionais do direito podem explorar um grande campo na área do direito eleitoral e político, seja na academia, seja trabalhando diretamente na assessoria de candidatos ou até mesmo como servidores da Justiça Eleitoral,” acrescentou.