É comum associarmos os professores ao ato de ensinar, mas muitos deles também se aprimoram, adquirindo novas habilidades e ferramentas para melhor facilitar o aprendizado de seus alunos.
Nesse sentido, o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP) do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA promoveu o encerramento do curso “Autorregulação da Aprendizagem: aprender a aprender” no AudiSmart do Campus Olezio Galotti, em Três Poços.
O curso de autorregulação é um dos cursos oferecidos através do programa Olhar Docente aos professores, e que teve diversas etapas, pois ele foi um curso mais longo, como explica a coordenadora do CAIP, Bruna Casiraghi.
“Dedicamos um tempo mais longo, porque ele foi um curso mais extenso. Iniciou no começo do ano e está concluindo agora, envolvendo várias etapas e um processo de formação que necessitam de um envolvimento maior do professor ao invés de uma oficina de duas horas com outros meios de saber essas duas vezes por mês desde o começo do ano”, falou.
Ainda de acordo com Bruna, o tema Autorregulagem foi escolhido por ser importante para o crescimento dos professores, assim como serve também para eles repensarem seus processos de aprendizagem e ensinamentos.
“Esse processo de autorregulagem envolve diversos fatores, como a motivação, estratégias para se organizar melhor e fazer a aprendizagem ser mais efetiva”, complementou Bruna.
Entre tantas histórias e aprendizados, o curso possibilitou que professores pudessem reverter situações em sala de aula, assim como fazer com que as turmas ficassem mais envolvidas, até a motivação pessoal para poder trabalhar com mais entusiasmo.
A professora Mônica Noris foi uma das participantes e destacou como foi sua experiência ao participar do curso onde apresentou sua experiência ” Autorregulação em práticas de pesquisa acadêmica” aplicada no Curso Técnico de Enfermagem da EtecFOA.
“Foi uma experiência incrível que oportunizou a todo o grupo muitas reflexões sobre este tema tão significativo em nossas práticas pedagógicas. Agradeço a iniciativa desenvolvida com muita competência e engrandecida pela interação e participação dos docentes”, disse Mônica.
Sobre novas turmas, Bruna deixou claro que por eles já teriam começado uma nova turma.
“Com certeza a gente já queria ter feito agora, mas esse calendário foi muito apertado e aí tocar duas turmas também ia ser muito difícil. Mas para o ano que vem a gente quer repetir e ver se a gente consegue até com os professores que estão aqui, porque hoje a gente pediu pra que eles convidem outras pessoas pra virem assistir as apresentações. Então, de repente esses que estão vindo já são os primeiros que vão se engajar no curso”, destacou.