No último sábado, 18, o campus Olezio Galotti foi palco de muita emoção e competição com a abertura do primeiro dia de jogos do InterFOA. A bola rolou, a torcida vibrou e os times das atléticas participantes deram um verdadeiro show no Ginásio e na quadra externa, disputando partidas de vôlei, handebol e futsal, tanto nas categorias masculinas quanto femininas.
A cerimônia de abertura começou de forma tradicional, com a entrada das atléticas perfiladas. A solenidade contou com a presença da superintendente executiva da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Josiane Sampaio, representando o presidente da Fundação, Eduardo Prado, o professor e coordenador do curso de Educação Física, Silvio Vilela, representando a reitora do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Ivanete Oliveira, do supervisor de comunicação e jornalismo, Alexis Aragão, da supervisora de eventos, Lara Prado, do pró-reitor de educação a distância e tecnologias de ensino, Rafael Teixeira, do professor Paulo Celso e da advogada Marina Carvalho.
Em seu discurso, Josiane Sampaio destacou o engajamento dos atletas e a importância do evento para a integração e o espírito esportivo entre os estudantes. “Estou muito feliz em ver a participação e o entusiasmo de todos. Desejo que todos tenham bons jogos e que este evento seja um marco de união e superação para todos nós”, afirmou a superintendente.
A estudante do curso de Educação Física, Eduarda Frauches, mais conhecida como Duda, expressou sua satisfação com a evolução do InterFOA em relação ao ano anterior. “O evento foi muito bem elaborado, desde a organização geral até os mínimos detalhes, arbitragem, marketing e o ‘backstage’. Esse evento é de grande importância para todos, pois nos proporciona interação com outros cursos e permite ver o espírito de equipe de cada um que se empenha a participar, e da competição também”, comentou.
Lívia Dias, aluna do curso de Medicina e integrante da equipe de vôlei, também compartilhou seu entusiasmo sobre a iniciativa. “Eu acho ótimo! Precisamos disso! Jogos universitários são sempre bons para a gente. Esporte em si é bom. Saímos um pouco do ‘caos’ que é a faculdade, respiramos um ar diferente e faz bem para a saúde, tanto física quanto mental”, afirmou.
Para o segundo dia de competições, Lívia demonstrou grande expectativa e confiança. “Estou com expectativa alta! Espero que, não só o vôlei feminino, mas que todos os esportes da MEDVR ganhem! E quero muito que sejamos campeões do InterFOA!”, disse, com entusiasmo.
Com esse início eletrizante, o InterFOA se firma como um evento fundamental para a vida acadêmica e social dos estudantes do UniFOA, proporcionando um espaço de integração, competição saudável e desenvolvimento pessoal. Os próximos dias prometem ainda mais intensidade e celebração do esporte universitário.