XV Jornada Científica de Pesquisa Social

Evento começou nessa segunda, 21

Publicado em 22/5/2018

Começou a XV Jornada Científica de Pesquisa Social, nessa segunda-feira, 21, no campus Porfírio José de Almeida, no Aterrado. O evento reúne professores, alunos e assistentes sociais até a próxima sexta-feira, 25, com o objetivo de garantir um espaço para socialização do conhecimento produzido, além de marcar o dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio.

A abertura do evento contou com a palestra da doutoranda em Serviço Social pela UERJ, Gracyelle Costa, que falou sobre '200 anos de Marx e a influência da teoria crítica no Serviço Social'. “A tradição teórico-metodológica do pensador pode nos propiciar uma leitura da realidade a partir de uma perspectiva crítica. É bom para discutirmos que não existe um distanciamento entre a teoria social crítica do Marx da realidade, mas ao contrário, é justamente esse pensamento vai nos auxiliar a fazer uma leitura da realidade conforme as contradições que ele apresenta”, comentou Gracyelle.

O tema vem como um complemento para a aluna do segundo ano, Geralda Félix. “O Serviço Social traz uma responsabilidade muito grande para nós estudantes, no sentido que vamos intervir na sociedade. Discutir um autor tão importante quanto o Marx oferece uma oportunidade de abrir o pensamento para entendimento de suas obras tão complexas”, acrescentou.

- Vivemos um contexto político, econômico e social que forças conservadoras avançam comprometendo a democracia, os direitos sociais e esse tipo de evento adensa a fundamentação teórica e ética dos alunos justamente para que eles enfrentem esses desafios que se apresentam na sociedade atualmente, concluiu a coordenadora do curso, Mônica Barison.

Registro do segundo dia de evento