XI Workshop de Iniciação Científica

Evento orientou os alunos sobre projetos de pesquisa

Publicado em 22/3/2019

O Núcleo de Pesquisa do UniFOA (Nupe) promoveu a 11ª edição do Workshop de Iniciação Científica para alunos dos campi Olezio Galotti (Três Poços), Porfirio José de Almeida (Aterrado) e João Pessoa Fagundes (Tangerinal). Acadêmicos de todos os cursos puderam participar do evento, entre os dias 20 e 21 de março. O objetivo foi de orientá-los sobre como participar, divulgar e quais os benefícios de um projeto de pesquisa/iniciação científica.

“A pesquisa começa por aqui, descobrindo como proceder para realiza-las. Ver a sala cheia, nos deixa muito felizes, já que fica claro que teremos bons pesquisadores saindo do centro universitário”, comemorou Adriana Foster, professora que ministrou a aula.

O coordenador do curso de Administração, Agamêmnon Rocha, aprovou a iniciativa. "A iniciativa do Nupe é de indiscutível importância para o alunado de graduação, tendo em vista que seus componentes têm a oportunidade de incorporação de conhecimentos vinculados à Iniciação Científica, via trabalhos de diversos segmentos, realizados aqui no campus Universitário João Pessoa Fagundes”, pontuou.

No campus Porfírio José de Almeida (via ACI) - Na última quinta-feira, 21, o evento foi realizado no auditório do campus AterradoDirigido pelo professor André Luiz, a oficina teve como objetivo apresentar aos alunos o que é o trabalho cientifico e como funciona na instituição.

O aluno que se interessar deve procurar um professor do próprio curso para definir o tema e iniciar a pesquisa em si. “A iniciação ao trabalho científico é muito importante e irá guiar o aluno durante toda a faculdade", destacou André.

PIBIC e PIBITI - O programa de Iniciação Científica (PIBIC/ UniFOA) e o programa de Inovação Tecnológica (PIBIT/UniFOA), referem-se a programas de incentivo aos alunos de graduação com vocação para a pesquisa científica e tecnológica em todas as áreas de conhecimento e administrado diretamente pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA.

O PIBIC é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação na pesquisa científica e serve de incentivo à formação, privilegiando a participação ativa em Projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada.

O PIBIT refere-se ao desenvolvimento de novos talentos em certas áreas de conhecimento, envolvendo a realização de projetos de tecnologia e inovação, desenvolvimento e aprimoramento de técnicas, processos e sistemas de modo geral.