Violência contra à pessoa idosa


Serviço Social participa de evento de sensibilização  e conscientização

Publicado em 18/6/2018

A última sexta-feira, dia 15 de junho, foi marcada por ações de sensibilização  e conscientização contra a violência à pessoa idosa.  A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

As atividades que foram realizadas no Centro de Prevenção à Saúde da Pessoa Idosa da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, fazem parte do projeto e extensão Cidadania em Movimento: direitos humanos e protagonismo da pessoa idosa desenvolvido em parceria com o Curso de Serviço Social do UniFOA.

 A professora Karin Escobar, responsável pelo projeto, explicou que o evento teve como objetivo promover reflexões sobre questões contemporâneas do idoso e a violência é uma delas. “O projeto visou também estimular os idosos a refletirem sobre seus papéis na sociedade, fomentando a participação social, o exercício da cidadania, prevenindo assim a ocorrência de situações de violação de direitos”, pontuou a professora.

O momento contou com a participação de idosos que participam dos grupos de convivência e de acadêmicos e estagiários do curso de Serviço Social profissionais da rede socioassistencial. “Os idosos fizeram uma encenação acerca dos diversos tipos de violência que os atingem na atualidade como, por exemplo: exploração material e financeira, violência psicológica, negligência, violência verbal, violência institucional. Em seguida foi promovida uma roda de conversa discutindo formas de enfrentamento das questões”, lembrou Karin Escobar.


Registo da professora Karin Escobar no evento

Veja Também: