Transdisciplinaridade e internacionalização


Aluno e coordenador participam de seminário sobre o tema

Publicado em 4/6/2019

O curso de Administração foi representado no I Seminário Internacional Transdisciplinar pelo coordenador, Agamemnom Rocha Souza, e pelo aluno do primeiro período, Yuri Fernandes. O evento, promovido pela Universidade Federal Fluminense, nessa segunda-feira, 3, debateu “Transdisciplinaridade hoje e o impacto da internacionalização” visando fomentar discussões sobre a importância e impactos da internacionalização na formação profissional e acadêmica.

A atividade também promoveu a troca de experiências entre os participantes. “Entendi como é necessária uma internacionalização no ensino superior, uma vez que o intercâmbio fornece a oportunidade de presenciar novos pontos de vista e uma troca de ideias que beneficiam ambas as instituições envolvidas”, pontuou Yuri.

"O evento se constituiu em um ambiente propício à troca de experiências e de aprimoramento do idioma inglês. Uma vez convidado, compareci, tendo sido tratado com a fidalguia de sempre, na UFF/VR - Aterrado. Tive o prazer de ouvir uma citação ao nome do UniFOA, ao término, ocasião em que me levantei, junto com o nosso Acadêmico Yuri Maia, do 1P.  Efetivamente, a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade carecem de um melhor e maior tratamento, assim que conhecermos esses dois constructos, de suma importância para o processo acadêmico-profissional, em sua mais nobre essência", frisou Agamemnom.

Agora, Yuri já tem certeza que pretende fazer um intercâmbio. “Muitos brasileiros ainda possuem dificuldades com o inglês e muitos ouvintes não conseguiam acompanhar o que foi dito e sua tradução foi muito necessária. Essa falta do idioma impede uma internacionalização. Eu tive a oportunidade de aprender esse idioma desde criança e não tive muitos problemas ao entender o que foi dito pelos convidados, apesar de ainda não ser fluente. Antes desse seminário eu já tinha em mente realizar um intercâmbio e agora estou ainda mais motivado e pretendo aprimorar meu inglês”, concluiu.


Veja Também: