Sustentabilidades nas Operações de TI


Alunos de SI apresentam trabalho no X Congresso de Administração, Sociedade e Informação

Publicado em 7/12/2017

Bruno de Andrade e Guilherme de Oliveira, alunos do terceiro ano do curso de Sistemas de Informação, participaram do X Congresso de Administração, Sociedade e Informação (CASI), organizado pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Os acadêmicos apresentaram o artigo científico intitulado ‘Sustentabilidades nas Operações de TI’,  que aborda as práticas sustentáveis de utilização dos recursos computacionais. O evento ocorreu durante os dias 30 de novembro e 1 de dezembro, na Faculdade Arthur Sá Earp Neto, em Petrópolis-RJ, e reuniu pesquisadores, professores e alunos da área de Administração, Contabilidade e Tecnologia. 

A pesquisa foi desenvolvida pelos acadêmicos a partir de uma sugestão de tema feita pela professora Sirlei Bubnoff. “Decidimos desenvolver um artigo sobre sustentabilidade nas operações de TI (Tecnologia da Informação). A metodologia foi feita dentro da pesquisa exploratória, através livros para validar nossos argumentos”, explicou Guilherme. A experiência foi uma oportunidade dos alunos falarem sobre os problemas que o consumo desenfreado das novas tecnologias podem causar. “Com a adoção da TI Verde nas empresas e instituições, impactos ambientais podem diminuir, além de trazer benefícios financeiros”, completou o aluno. 

A professora Sirlei comentou que os alunos puderam experimentar um ambiente novo e desafiador, saindo de lá com um olhar diferenciado para a profissão e com muita bagagem para a vida. “Todo ano escolho alguns cursos e trabalhos para enviar para o CASI. São disciplinas que envolvem a área de administração e os alunos submeteram o artigo na área de tecnologia de informação, o que foi bem interessante. A participação dos alunos com o tema apresentado foi enriquecedora”, finalizou. 


Veja Também: