Sucesso absoluto


Evento movimentou a Sala de Estudos da Biblioteca Central no último final de semana

Publicado em 14/8/2017

O UniFOA sediou o IV Seminário Internacional de Manutenção, Tecnologia e Produção, no dia 12 de agosto. O evento que aconteceu no campus Olezio Galotti, em Três Poços, teve objetivo de fomentar o ‘pensamento inovador’. O seminário foi realizado pelo Programa de Especialização (Proesp) e reuniu profissionais renomados de empresas de destaque no cenário nacional e internacional.

O evento trouxe a evolução da ciência e tecnologia, a partir da necessidade de conhecer o todo para se colocar em movimento. “Em 2009, foram 98 participantes inscritos e, em 2017, 500 pessoas lotaram a Sala de Estudos da Biblioteca Central. Foi uma grande honra ver que a semente germinou, floresceu e vem dando frutos. O pensamento inovador não se concretiza se nós não sonharmos, nos desafiarmos e envolvermos com tudo o que está sendo proposto. Todos os que quiseram crescer e se desenvolver estiveram no lugar certo. Foi um sucesso”, declarou o organizador e professor da Pós-Graduação, Luiz Kelly.

Os gestores industriais têm desempenhado papel cada vez mais estratégico no contexto do mercado brasileiro. A tomada de decisões está relacionada às análises técnicas, mercadológicas e financeiras. O cenário mundial demanda o acompanhamento de custos produtivos frente à rentabilidade, performance da produção, utilização e otimização de recursos tecnológicos e gestão de pessoas.

“Sabemos que não é uma tarefa simples conseguir conciliar todas as tarefas de um evento deste porte. Foi um esforço conjunto que resultou nesse grande momento para todos. Quando trazemos um evento como este para todos os alunos, ex-alunos e profissionais, resulta em geração de valor, um trabalho mais limpo, eficiente e que gera mais resultados. Esse é um dos papeis primordiais da instituição”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Alden Neves.

O Seminário abrangeu os cursos de Engenharia, Administração, Pós-Graduação, Mestrado e áreas afins. A programação contou com palestrantes nacionais e internacionais, realização de minicursos e apresentação de trabalhos, por meio de banners, nas áreas de: Manutenção, Tecnologias & Inovação, Produção e Gestão de Pessoas.

“Hoje em dia, toda indústria deve buscar o máximo da eficiência, ser inovadora na gestão. Eventos como este, que reciclam nosso conhecimento de forma tão ampla, servem justamente para que toda bagagem conquistada seja colocada em prática no mercado. Foi extremamente gratificante fazer parte desse momento”, pontuou o palestrante português, Saulo Palhoto, que falou sobre Gestão de Energia Desassociada.

Participação

Estiveram presentes profissionais atuantes em empresas de destaque no cenário mundial, como PSA Peugeot Citroen, Volkswagen, Jaguar Land Rover, Nissan, Hyunday, CSN, MRS, TCK e Rede Globo. Além do próprio Saulo Palhoto e do surinamense, Lansana Seydi, que compartilharam suas experiências profissionais internacionais.

“Com a reformulação da Pós-Graduação, esse é o caminho que a gente quer seguir, trazer o mercado e a comunidade externa para dentro da instituição, para que consigamos fazer o aprimoramento do conhecimento e aplicá-lo”, destacou a coordenadora do ProEsp, Ivyna Jordão.

Minicursos

O IV Seminário Internacional de Manutenção, Tecnologia e Produção contou com 19 minicursos também. Dentre eles, Logística Industrial, Ergonomia, Planejamento e Controle da Manutenção, Coaching & Mentoring, Engenharia do Produto dentre outros.

Os temas foram úteis para profissionais da área e para aspirantes. “Vim especialmente fazer o minicurso de Lean Manufacturing, pois irá contribuir muito para a realização do meu TCC. Mas me surpreendi muito com tudo mais que pude aprender no evento”, finalizou a acadêmica, Andressa da Silva Mota.


Veja Também: