Por Matheus Azevedo, aluno do 2º ano de Jornalismo
A 11º edição da Semana da Comunicação aproximou e capacitou os discentes e docentes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda nas diversas áreas comunicacionais. O evento aconteceu entre os dias 1 e 4 de outubro, no auditório do campus Porfirio José de Almeida.
Trazendo profissionais capacitados da região, do interior e da capital, “a ideia da semana da comunicação é colocar sempre os alunos com os temas emergentes do mercado de trabalho, além de promover maior integração entre os cursos”, comentou o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves.
Nesta edição os alunos dos cursos puderam colocar em prática as experiências adquiridas na sala de aula na criação e divulgação da campanha da semana da comunicação, “por meio da Agência Integrada de Comunicação (ACI), toda a concepção do evento foi arquitetada,” explicou a professora responsável pela ACI, Clarisse Netto.
O evento, que já é consolidado e esperado pelos alunos, “permite que as expectativas que ocorrem ao longo do ano se concretizem com os convidados presentes no evento”, pontuou a coordenadora do curso de Jornalismo, Angélica Arieira.
Para a aluna 2°ano de Jornalismo Amanda Fialho, “o evento apresenta novas oportunidades de aprendizagem no campo jornalístico que vai acrescentar valor único tanto para a minha vida acadêmica quanto profissional, disse a acadêmica.
As primeiras palestras do evento abordaram “Comunicação e intercâmbio”, com a publicitária Iluska Vieira, formada pela Universidade Federal Fluminense, UFF; e “Comunicação organizacional e assessoria de imprensa” com o jornalista egresso do UniFOA, Júnior Mendes.
Com mais de 14 anos de experiência profissional, Iluska apresentou as diversas oportunidades de intercâmbios ligados a área de comunicação. Ela ainda parabenizou o UniFOA pelo trabalho e dedicação dos alunos tanto no âmbito acadêmico com a exposição de trabalhos para congressos quanto na prática pela participação dos discentes na realização e cobertura do evento.
Júnior Mendes egresso do curso de jornalismo formado em 2011, passou sua vivência como especialista em Comunicação da AGEVAP (Agência de Bacias Hidrográficas). Na palestra, ele explicou a implementação do conceito de comunicação organizacional na empresa que antes não era observado pelos colaboradores.
Outro destaque do primeiro dia foi a apresentação dos vencedores do Intercom Nacional. Os alunos do 3º ano de Publicidade e Propaganda, Larissa de Paula, Juliana Martins e Luis Gustavo Campos, puderam incentivar os alunos dos cursos a participarem dos congressos regionais e nacionais de comunicação. “Foi um momento ímpar poder dividir tanto para os veteranos quanto para os calouros a bagagem que nós adquirimos no curso”, comentou Larissa de Paula. Os discentes foram vencedores na categoria blog com o tema “Atravessar em Lusa Língua África-Brasil: Conselho de Classe, um blogue de Literaturas Africanas”, orientado pela professora Stella Aragão.
No 4º ano do curso de Publicidade e Propaganda, a aluna Paôla Fernandes viu com bons olhos a iniciativa dos vencedores do Intercom de compartilharem suas experiências. “A atividade vai estimular os demais discentes na produção de novos trabalhos para serem apresentados nos congressos de comunicação, comentou Paôla.