Os novos desafios da Engenharia no Brasil

Aula Magna reúne alunos das cinco áreas da Engenharia

Publicado em 27/4/2018

A Aula Magna dos cursos de Engenharias lotou o Centro Histórico-Cultural, nessa sexta-feira, 27. O evento contou com a palestra “Os novos desafios da Engenharia no Brasil”, ministrada pelo Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA/RJ), Luiz Antonio Cosenza, com o objetivo de promover o contato dos acadêmicos dos cinco cursos com seu órgão de classe.

A função do CREA é fiscalizar o exercício profissional para proteger a sociedade de práticas ilegais. “É fundamental a aproximação das universidades com o CREA para que o nosso trabalho seja conhecido e divulgado entre os futuros profissionais, além de termos um projeto para estreitar os laços do órgão com as instituições de ensino superior do interior, com a promoção de cursos de capacitação”, comentou.

O aluno do sétimo período do curso de Engenharia de Produção, Matheus Pereira Paiva, já definiu a área de atuação após a conclusão do curso. “Me decidi pela área de qualidade e melhoria contínua após participar de uma palestra ofertada pela instituição e, desde então, participo de todos os eventos para ter uma visão atualizada do mercado”, explicou o aluno.

Muitos acadêmicos dos primeiros períodos não haviam tido contato com o CREA, segundo o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Edson de Paula Carvalho. “O órgão também serve como proteção dos direitos dos profissionais, além de promover inúmeros eventos que auxiliam na atualização dos conhecimentos. Por ser uma aula magna que une as cinco engenharias, o encontro gera, também, uma integração e intercâmbio de conhecimento entre as áreas”, concluiu Edson.