Oportunidade para os alunos da Medicina

Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa promove Simpósio para debater Qualificação Médica

Publicado em 2/4/2018

O Simpósio Internacional Qualificação Médica 2018 tem o objetivo de ampliar a discussão sobre a qualificação do ensino médico no Brasil e promover o selo “QM – Qualificação Médica”, que identifica as avaliações desenvolvidas pelo Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e o National Board of Medical Examiners (NBME).

O evento, que será realizado dia 3 de abril, no Sírio-Libanês, em São Paulo, é voltado para diretores, docentes e coordenadores de escolas médicas, estudantes de medicina, associações e conselhos regionais e federais de medicina, além de associações e ligas de estudantes de medicina. O Simpósio terá a participação de convidados internacionais, como o presidente da National Board of Medical Examniners, Dr. Peter J. Katsufrakis; o vice-presidente da entidade, Michael Jodoin; o Professor Doutor Nuno Jorge Carvalho Souza, da Universidade do Minho (Portugal); e representantes de universidades como USP, Unicamp, Unifesp e Anhembi-Morumbi, entre outras. Também participará o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Dr. Lavínio Nilton Camarim, e o diretor geral do Hospital Sírio-Libanês, Dr. Paulo Chapchap.

De acordo com Dr. Luiz Reis, diretor de Ensino e Pesquisa do Sírio-Libanês e um dos coordenadores do Simpósio, a proposta é discutir ações que possam contribuir e apoiar as escolas médicas para melhorar a qualificação do ensino. “O nosso desafio é estabelecer uma cultura de avaliação que possa apontar, tanto para os alunos quanto para as escolas, as oportunidades na grade curricular e em suas estratégias de capacitação do corpo docente”, explica. “O processo de avaliação pode se transformar em uma rica fonte de informações sobre o processo de ensino e aprendizagem e contribuir para a melhoria da formação profissional.” Acesse a programação completa.

Simpósio Internacional Qualificação Médica 2018

Data: 3 de abril de 2018, das 7h30 às 17h

Local: Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa

Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 - São Paulo-SP