O UniFOA e o Novembro Azul

Alunos são responsáveis por diversas atividades de conscientização na região

Publicado em 25/11/2019

O “Novembro Azul” é uma campanha que quer chamar a atenção/ sensibilizar uma parcela significativa da população sobre cuidados em saúde: no caso, os homens.  Essa campanha surgiu com foco na prevenção do câncer de próstata e objetivando, também, a quebra de tabus sobre esse exame. Com a continuidade percebeu-se que a “Saúde do Homem” era muito mais que só a prevenção de um tipo de câncer. Daí novas abordagens e propostas de atividades surgiram como estratégias de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Se por um lado a população foi chamada a mudar comportamentos, por outro, os profissionais de saúde precisaram aprender outras formas de cuidar a partir das ações de educação em saúde.

Nesse contexto de transformações, a responsabilidade em formar profissionais com um perfil ético, humanista, crítico e reflexivo, ciente de seu papel na sociedade, levou o UniFOA a identificar diferentes cenários de práticas como campo de aprendizagem ressaltando a importância da integração ensino-serviço-comunidade para nossos estudantes.

Assim, o acesso às unidades de saúde da atenção básica nos municípios de Pinheiral e Volta Redonda, durante o Internato Médico de Saúde Coletiva e através do Programa de Educação pelo Trabalho - PET Interprofissionalidade, que envolve os cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia, possibilita um momento significativo para o aprender a cuidar da maneira mais adequada  para nossa população, ou seja, aprender/fazendo.

São exemplos expressivos dessa integração as atividades desenvolvidas nas unidades do bairro Vila Brasília (Volta Redonda) e São Jorge (Pinheiral), nas quais estudantes do UniFOA tornaram-se atores, junto com as equipes de Saúde da Família, num evento de encontros pleno de significados e emoções para todos.

Confira aqui mais detalhes dessa atenção à saúde do homem em parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda.