Novos autores


Egressos de Engenharia de Produção e do Memat publicam livros

Publicado em 23/11/2017

Uma novidade para os acadêmicos de graduação e mestrado do UniFOA: seus TCCs e dissertações podem ser transformados em livro. O trabalho de conclusão de curso dos egressos Taylaine Neiva e Pedro Paulo Campos, ambos do curso de Engenharia de Produção, e as teses de mestrado de Glayce Pereira e Gilmara Brandão, foram publicados em formato de livro enquanto ainda eram alunos da instituição. A editora responsável pelas obras é a NEA (Novas Edições Acadêmicas), especializada neste tipo de publicação. 

O professor orientador da pesquisa, Sérgio Montoro, encaminhou os trabalhos para a editora verificar a adequação do tema/assunto do trabalho, entre outras informações. Após a realização da análise, as pesquisas atenderam aos requisitos internos e, com isso, foram disponibilizadas em formato de livro. “Vale ressaltar que a editora publica as obras gratuitamente e, ao término do processo de edição, os autores recebem uma cópia eletrônica do arquivo em PDF”, apontou.

O título da monografia dos egressos de Engenharia de Produção é ‘Compósitos de matrizes termoplásticas reforçados com carga mineral’, uma área em expansão atualmente, pois existe uma quantidade significativa de pesquisadores abordando o assunto. A egressa Taylaine Neiva contou um pouco sobre a experiência que ela e Pedro Paulo viveram durante o desenvolvimento do trabalho. “Foi interessante, pois conseguimos observar melhor como é o mestrado em si. A publicação do livro foi uma grande oportunidade, já que agrega muito valor ao nosso currículo, ainda mais para o ingresso no mestrado”, disse.

Os autores buscaram embasamento em duas teses de acadêmicos do Mestrado Profissional em Materiais (Memat) do UniFOA. A partir disso, foi feito um estudo da viabilidade técnica e econômica de dois compósitos – material composto por duas ou mais fases, sendo essas de diferentes propriedades químicas e físicas –: polietileno com carbonato de cálcio e polipropileno com carbonato de cálcio.

Memat - Glayce, formada pelo Memat (Mestrado Profissional em Materiais), é médica veterinária e decidiu cursar o mestrado devido ‘ao grande interesse das indústrias por matérias primas renováveis e, também, por ser um ramo pouco explorado na medicina veterinária’, de acordo com seu ponto de vista. Seu trabalho visa auxiliar a indústria, através da inovação de um material mais acessível para a construção de produtos ‘pet’ – que são aqueles voltados para animais.

“Os resultados dos ensaios foram satisfatórios, uma vez que a utilização de materiais compósitos com fibras naturais tem sido uma boa opção para redução de custos, além de ajudar a preservar o meio ambiente”, afirmou. Dessa forma, a aplicação de sua pesquisa pode causar impactos positivos para a natureza e proporcionar novas possibilidades para a área na qual atua.

As obras estão disponíveis através deste link


Veja Também: